A edição de 2024 do Brasileirão Betano chegou ao fim hoje (8). Com os resultados da 38ª e última rodada, foi definido o quarto time que disputará a segunda divisão em 2025.
Ao perder por 1 a 0 para o Atlético-MG no Arena MRV, o Athletico-PR fará companhia aos já rebaixados Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá no Brasileirão Série B em 2024.
A última queda do Furacão havia ocorrido em 2011. Além do Galo, Fluminense e Red Bull Bragantino também escaparam da degola.
Cuiabá caiu pela primeira vez
O Cuiabá sofreu seu primeiro descenso depois de quatro anos consecutivos na elite do futebol brasileiro. O Dourado disputou a primeira divisão pela primeira vez em 2021. Já Criciúma e Atlético-GO voltam para a segundona depois de terem subido no ano passado.
Athletico-PR e os outros três times se juntam aos demais que jogarão o Brasileirão Série B em 2025: Novorizontino, Goiás, Operário-PR, América-MG, Vila Nova, Avaí, Amazonas, Coritiba, Paysandu, Botafogo-SP, Chapecoense, CRB, Volta Redonda, Athletic, Remo e Ferroviária-SP.
Brasileirão Série A terá participante inédito em 2025
Os quatro times serão substituídos por Santos, Mirassol, Sport e Ceará. O Peixe retorna para o Brasileirão Série A como campeão da Série B, depois da queda no ano passado.
Vice-campeão da segundona, o Mirassol estreará na elite do futebol nacional em 2025. Já o Sport estava distante da primeira divisão desde a queda em 2021. Por fim, o Ceará retorna depois de cair em 2022.
A principal competição de clubes do futebol brasileiro iniciará mais cedo na próxima temporada, por conta do Super Mundial de Clubes da Fifa.
O Brasileirão Série A iniciará em 29 de março, com 12 rodadas disputadas antes da interrupção para o torneio entre 15 de junho e 13 de julho. A última rodada está agendada para 21 de dezembro de 2025.