Fábio Sormani prevê uma forte reação atrelada ao sucesso do Botafogo. Após o time de Artur Jorge faturar o título da Libertadores, o comunicador aposta em uma “união” de Flamengo e Palmeiras para frear o sucesso do rival, que também pode vencer o Brasileirão. Neste cenário, a implementação do Fair Play Financeiro foi indicada como maneira de controlar os gastos de John Textor no mercado da bola.
“Escuta o que eu vou falar. O Flamengo não tem mais dinheiro que o Textor. O Palmeiras não tem mais dinheiro que o Textor. Esse homem fatura em dólar e em euro. O Flamengo e o Palmeiras faturam em real.”, disse Sormani, em seu canal no YouTube.
“Daqui a pouco vão estar todo mundo, Landim e Leila Pereira, falando de fair play financeiro. Eles não vão aceitar o Botafogo continuar ganhando do jeito que está.”, acrescentou.
Sormani não condena gastos do Botafogo
Sem concordar com a possível atitude de Palmeiras e Flamengo, Sormani acredita que John Textor está correto em investir no Botafogo. Aproveitando o gancho, o jornalista lembrou o antigo patrocínio do Rubro-Negro, algo que trouxe um benefício financeiro por vários anos.
“Qual o problema? O dinheiro vem da instituição do Textor. Vão reclamar na cama que é lugar quente, Landim e Leila Pereira. O Flamengo mamou nas tetas do governo quase 40 anos com o patrocínio da Petrobras. Por que essa instituição do Brasil não patrocinou todo mundo? Vocês não reclamam disso.”
“O Textor não está pegando dinheiro em lugar nenhum. Tá pegando dinheiro dele e enfiando no Botafogo. Vocês estão achando ruim, né? Tá acabando essa moleza, né?”, externou.
SAF é o futuro do futebol brasileiro?
Segundo a percepção de Sormani, o Botafogo teve grande apoio dos demais torcedores na final da Libertadores. Isso porque o projeto do Glorioso virou o “sonho de consumo” para os times que, atualmente, encaram dificuldades financeiras.
Ainda que Palmeiras e Flamengo não precisem adotar o modelo SAF, Sormani vê uma mudança sendo inevitável. De acordo com o jornalista, não é possível atingir o patamar financeiro do Botafogo utilizando-se recursos próprios.
“A maior parte (dos torcedores) torceu pelo Botafogo. O Botafogo, hoje, é sinônimo de futuro. Todo mundo estava torcendo porque virou uma SAF e pra que isso seja o estopim para o Santos e outras equipes.”
“Isso (SAF) é a saída para palmeirenses e flamenguistas. Se não virarem SAF, vão ser engolidos pelo Botafogo e outros times que vão chegar com SAFs e vão fazer coisas grandes. O Textor já alertou do próprio Bahia: ‘Se investirem no Bahia, ninguém ganha’. SAF é a solução.”, concluiu.