Gabriel Bortoleto fez uma bela qualificação e registrou a segunda melhor marca para a prova principal do GP do Catar de Fórmula 2.
Em atividade realizada na tarde desta sexta-feira (29), o brasileiro da equipe Invicta anotou o tempo de 1:35.450 cerca de 2,5 décimos mais lento que o pole, o estoniano Paul Aron da Heitech, que deu sua melhor volta com exatos 1:35.115. O francês Victor Martins da ART Grand Prix fechou o top 3 conseguindo o tempo de 1:35.570.
Danilo Beganovic (DAMS), Richard Verschoor (MP), Jack Crawford (ART Grand Prix), Kushi Maini (Invicta), Oliver Goethe (MP), Isaack Hadjar (Campos Racing) e Oliver Bearman (Prema) continuam o top 10. Ressalta-se que esse grid é válido para o GP de domingo (1º de dezembro).
Vale lembrar que Isaack Hadjar é o vice-líder do mundial de F2 com 164 pontos contra os 169,5 do brasileiro de 20 anos.
Na corrida sprint, com as posições invertidas, entre os dez primeiros, Hadjar sai na segunda posição e Gabriel Bortoleto fica na nona posição.
Bortoleto estará na F1
Enquanto disputa o título da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto já está garantido com um assento na Fórmula 1 em 2025. O paulistano será piloto da Sauber tendo como companheiro, o alemão Nico Hulkenberg.
“Você tira um pouco daquela pressão (de conseguir uma vaga na F1). Sei lá, você tem que entregar um resultado para entrar lá. Eu acho que dá para me divertir um pouquinho mais pilotando. Não acho que a pressão afeta o resultado final, mas você se diverte um pouco menos, porque você está sob pressão de entregar resultados”, comentou o piloto ao UOL Esporte.
Assim, Gabriel vai quebrar um tabu de sete anos, sem um piloto do Brasil na principal categoria do automobilismo mundial. O último representante do País foi Felipe Massa, pela Williams, na temporada de 2017.
Onde assistir a rodada dupla do Catar
Para quem quiser assistir a rodada dupla em disputa no circuito de Losail, neste fim de semana, o Grupo Bandeirantes de comunicação disponibilizará a transmissão em todas as suas mídias, inclusive na TV aberta.
A corrida sprint acontece às 13h15 deste sábado e a principal vai ao ar às 9h no domingo. Todos horários de Brasília. Ivan Bruno será o narrador e os comentários ficarão a cargo de Tiago Mendonça e Ricardo Molina.