O Botafogo deu um importante passo rumo à conquista do Brasileirão Betano, após ter superado o Palmeiras nesta terça-feira (26), por 3 a 1, em pleno Allianz Parque. Se reabilitando no certame após três tropeços consecutivos, o alvinegro só depende de si e pode coroar o título no próximo dia 4, contra o Internacional.
Diante do resultado positivo na “final antecipada” da Série A, o Glorioso chegou aos 73 pontos, abrindo uma frente de três tentos em relação ao alviverde, com duas rodadas pendentes para a dupla que protagoniza a disputa mais direta.
Embora ainda vislumbrem com chances matemáticas, Colorado e Fortaleza, que ainda jogam pela 36ª rodada, possuem um cenário complicado para título, necessitando de uma combinação absurda de resultados, que os obriga a vencer todos os três jogos e depender de duas derrotas do Glorioso.
O Botafogo será campeão do Brasileirão na próxima rodada nas seguintes condições:
- Caso vença o Internacional e o Palmeiras tropece contra o Cruzeiro (empate ou derrota)
- Caso empate contra o Internacional e o Palmeiras seja derrotado pelo Cruzeiro
Melhor visitante do Brasileirão
Contra o Palmeiras, o time de Artur Jorge fez valer o status de visitante mais indigesto da Série A na temporada, saltando para os 35 pontos em 54 disputados. Neste recorte, o alvinegro computa 10 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. O revés para o Glorioso foi somente o segundo do Verdão em 2024 no Allianz Parque.
Mais um rebaixado é definido
Depois do Atlético-GO ter sido despromovido matematicamente no último final de semana, nesta terça-feira (26) foi a vez do Cuiabá ter o seu descenso consolidado, mesmo sem entrar em campo. Penúltimo colocado, com 30 pontos, o Dourado já não consegue alcançar mais o Fluminense, primeiro time fora do Z4, por conta do número de triunfos. Este foi o primeiro rebaixamento à Série B na história do clube.