Gabriel Bortoleto, atual piloto de desenvolvimento da McLaren, está perto de se juntar ao grid da Fórmula 1. Pelo menos, é o que dá conta o site Grande Prêmio.
Segundo a publicação, Bortoleto já se desvinculou de seu contrato com a McLaren e tem acerto encaminhado com a Audi, atual Sauber. Ainda de acordo com o veículo especializado, o maior empecilho para o anuncio iminente seria a definição do ano de entrada do jovem de 19 anos na F1: 2025 ou 2026.
Para a temporada que vem, outros nomes estão na briga pela vaga, além de Gabriel Bortoleto. Boatos da imprensa internacional citam os nomes de Valtteri Bottas e Kevin Magnussen. O primeiro é finlandês e atual titular da Sauber, já o segundo nasceu na Dinamarca e está de saída da Haas ao fim de 2024.
Bortoleto é o atual líder da Fórmula 2
Fato é que o desempenho de Gabriel vem assombrando o mundo do automobilismo. Ele é o atual líder da Fórmula 2, último degrau para a F1, com 169,5 pontos. A diferença para o francês Isack Hadjar é de quatro pontos e meio faltando duas rodadas duplas para o fim do mundial de base. Vale lembrar que esse é o ano de estreia de Gabriel Bortoleto na categoria de baixo e ele já repetiu esse cenário, quando conquistou o título da F3 em 2023.
Tal desempenho na F2, fez com que Bortoleto já testasse um carro de F1 da McLaren, na Áustria, no Red Bull Ring, em setembro último.
Audi é a última equipe sem dupla para 2025
Toda essa movimentação é por conta de que a Audi/Sauber é a única equipe que não tem sua dupla de pilotos definida para 2025. Um dos corredores, já anunciado pelo time é o alemão Nico Hulkenberg, que está fazendo suas últimas corridas com a Haas.