Home Futebol Abel, Caixinha e mais: quem são os técnicos portugueses de destaque no Brasil hoje

Abel, Caixinha e mais: quem são os técnicos portugueses de destaque no Brasil hoje

Treinadores europeus se tornaram uma constante no futebol brasileiro e ganharam a confiança dos torcedores

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Trabalho como redatora desde 2018, fazendo cobertura de mídia esportiva, futebol, tênis e esportes americanos. Sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.

Abel Ferreira em partida contra o Criciúma (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Nos últimos anos, o futebol brasileiro tem testemunhado uma crescente onda de técnicos portugueses assumindo o comando de diversas equipes. Abel Ferreira, Pedro Caixinha, Artur Jorge, entre outros, destacam-se no Campeonato Brasileiro Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A presença de treinadores lusos tem se tornado cada vez mais constante, com nomes como Álvaro Pacheco, Vítor Pereira, Luís Castro, Jorge Jesus e António Oliveira ganhando destaque. Abel Ferreira, em particular, é o mais bem-sucedido até o momento, após quase quatro anos à frente do Palmeiras.

Abel Ferreira

O técnico português chegou ao Palmeiras praticamente como um desconhecido, após sua passagem pelo PAOK da Grécia. Em pouco tempo, ele conquistou destaque no futebol brasileiro e a confiança dos torcedores. Abel Ferreira é considerado um dos maiores treinadores da história do Verdão, tendo conquistado dez títulos até agora, incluindo duas Copas Libertadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desde sua chegada em 2020, Abel Ferreira já disputou 283 partidas como comandante, contabilizando 165 vitórias, 67 empates e 51 derrotas, o que resulta em um aproveitamento de 66,2%. O treinador tem contrato com o Palmeiras até 2026, mas há possibilidade de uma renovação até 2027 nos próximos meses.

Pedro Caixinha

O treinador português chegou ao Red Bull Bragantino em 2023. Desde então, Pedro Caixinha implementou mudanças significativas na equipe, classificando o time paulista para a pré-Libertadores na temporada anterior. Neste ano, os números de Caixinha oscilaram, e, com contrato até dezembro de 2024, há a possibilidade de que ele deixe o clube ao final do ano.

Artur Jorge

O técnico português assumiu o Botafogo no início de 2024, visando superar a frustrante temporada de 2023. Atualmente, o Alvinegro lidera o Campeonato Brasileiro Série A e encaminhou sua classificação para a final da Libertadores após uma vitória expressiva de 5 a 0 contra o Peñarol. Artur Jorge já comandou a equipe carioca em 44 partidas, obtendo 26 vitórias, 11 empates e 7 derrotas.

PUBLICIDADE
Better Collective