Antes da bola rolar para Botafogo x Peñarol, pela Libertadores, Roberto Rivellino já alertava o Fogão das dificuldades que encontraria pela frente. Entretanto, não pela qualidade técnica do adversário, mas sim por sua consistência defensiva, oferecendo poucos espaços.
Os primeiros 45′ minutos confirmaram a tese do tricampeão do mundo. Como esperado por Riva, o Glorioso não teria moleza e seus principais jogadores como Luiz Henrique, Thiago Almada e Igor Jesus seriam marcados de perto.
“É um time que é impressionante. Eu comentei com o Arnaldo [Ribeiro], eles não querem a bola, sua preocupação é defensiva. Tanto é que ele joga em casa e fora da mesma forma, é um característica deste time e eles defendem bem”, disse Rivellino.
“Os jogadores que quebram linhas precisam tirar proveito disso e o Luiz Henrique tem essa capacidade. O Peñarol, fisicamente é muito preparado, o Botafogo eu sinto que ele cai no segundo tempo”, acrescentou.
Nas quartas de final, o Peñarol surpreendeu o poderoso Flamengo. No Maracanã, venceu por 1 a 0 e apenas administrou sua vantagem no estádio Campeón del Siglo. Diego Aguirre, técnico da equipe uruguaio e conhecido dos brasileiros colocou o Botafogo como favorito na série.
“Será muito difícil. Jogamos primeiro no Rio, num campo muito difícil. Para mim, o Botafogo é o melhor time da Libertadores. É o principal favorito ao título. Temos confiança. O Botafogo é um time muito poderoso e tenho muito respeito por eles. Embora no futebol tudo seja possível, eles são claramente favoritos”, disse.
Na volta do intervalo, porém, o Botafogo simplesmente atropelou o rival uruguaio. Com gols de Savarino, Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus.
Alertado por Rivellino, Botafogo busca título inédito em sua história
Depois de eliminar Palmeiras e São Paulo nas fases anteriores, o Botafogo, visto por muitos como o melhor time do futebol brasileiro, está com a confiança lá em cima de que pode chegar à final da Libertadores.
Ao mesmo tempo, o Fogão lidera o Campeonato Brasileiro com 61 pontos, mas tem o Palmeiras na cola com 60. Após um 2023 traumático, o Glorioso espera encerrar a temporada com dois títulos.