Nesta terça-feira (22), o site britânico SportsPro Media divulgou uma lista com 150 atletas com maior potencial de marketing no mundo em 2024. E um fato que chama atenção é a presença do Brasil, com sete nomes no ranking.
Além disso, é importante notar que o destaque brasileiro vai além do futebol. Vinicius Júnior e Rodrygo, do Real Madrid, Neymar do Al-Hilal e Thiago Silva, do Fluminense, representam a modalidade. Porém a lista conta com a ginasta Rebeca Andrade, Kamila Cardoso, da WNBA e a skatista Rayssa Leal.
Brasileiros em destaque no Top-10
Vinicius Júnior, craque do Real Madrid e cotado para ser o melhor do mundo em 2024, é o segundo no ranking geral, atrás apenas da ginasta Simone Biles.
Já Rebeca Andrade aparece na 6ª posição, superando nomes de peso, como Mbappé (7º) e Cristiano Ronaldo (9º).
Neymar, jogador do Al-Hilal, é o terceiro melhor brasileiro da lista, na 17ª colocação. Rodrygo, companheiro de Vini Jr na equipe merengue é o 54º. Thiago Silva, zagueiro do Fluminense é o 83º. Fechando os nomes do Brasil temos a atleta Kamilla Cardoso, do Chicago Sky da WNBA e a skatista Rayssa Leal, respectivamente na 96ª e 97ª posições.
O ranking completo, com os 150 nomes, pode ser acessado neste link.
Força do futebol brasileiro
O futebol é o esporte preferido do povo brasileiro e destaque no cenário mundial. A presença de quatro jogadores na lista é prova disso. Além disso, é importante citar que a modalidade conta com gerações distintas no ranking.
O veterano Thiago Silva, muito por conta da carreira de sucesso na Europa, segue como um nome de grande potencial de marketing. Já Rodrygo e Vinicius Júnior chegam como representantes da nova geração enquanto Neymar mostra uma queda, mas ainda se mantendo em destaque
Atletas mostram força feminina e potencial do Brasil em outras modalidades
A presença de Rebeca Andrade, Kamilla Cardoso e Rayssa Leal é algo importante para analisar o potencial de marketing, deixando claro que entidades e empresas podem pensar além do futebol para investir no esporte brasileiro.
No caso da ginasta, o destaque é ainda maior pelo fato dela ser a maior medalhista olímpica do Brasil e estar no Top-10 mundial do ranking.
Outro ponto a ser citado é o potencial a longo prazo. Isso porque a ginasta tem apenas 25 anos, enquanto a atleta do basquete tem 22 anos e a skatista fecha a lista com 16 anos.