Ex-apresentador do Globo Esporte não concorda com o critério de classificação para o novo Mundial
Nos últimos dias, a Fifa anunciou mais um clube classificado no Mundial de Clubes de 2025. Trata-se do Inter Miami, time de Lionel Messi. E esse anúncio causou uma certa polêmica, já que o time não venceu nenhum título de expressão, como a MLS ou Champions League.
O Inter Miami ganhou a vaga do país sede por ter vencido a Supporters’ Shield, que é uma espécie de campeão da primeira fase da MLS. E na opinião do jornalista Tiago Leifert, essa vaga não deveria acontecer, apontando uma “manobra” da entidade para ter Messi e deixar a competição mais atrativa.
“A Fifa está de sacanagem com a gente. Quando eu vi anunciarem o Inter Miami no Mundial de Clubes eu pensei: ‘por quê?’. Falaram que o Inter Miami ganhou não sei o que lá que inventaram, foi o melhor time da primeira fase da MLS. Nem campeão é. Campeão do primeiro turno. É uma vergonha”, iniciou Leifert.
“A Fifa está forçando uma barra enorme em cima do Messi. E agora nem é só pelo Messi, é para tentar salvar o Mundial, mas não pode. É a Copa do Mundo de Clubes, os times se matando para conseguir vaga, vários times tradicionais de fora, ai vem o Inter Miami, fundado em 2020, com a melhor campanha do primeiro turno da MLS e classifica para a Copa do Mundo de Clubes? É muito vergonhoso”, disse o apresentador em uma live no seu canal no Youtube.
Times no Mundial de Clubes 2025
Dos 32 times que irão disputar o torneio, 31 já estão classificados. A última vaga restante é da Conmebol, que irá para o campeão da Libertadores deste ano, ficando entre Atlético-MG, River Plate, Peñarol e Botafogo.
O River, porém, já está classificado para a competição pelo ranking da entidade. Então, se o clube argentino vencer a Libertadores, a vaga do Mundial vai para o Olimpia (PAR), pelo ranking da Conmebol.
Veja os 31 clubes classificados para o Mundial de Clubes 2025:
- Boca Juniors (Argentina)
- River Plate (Argentina)
- Fluminense (Brasil)
- Flamengo (Brasil)
- Palmeiras (Brasil)
- Auckland City (Nova Zelândia)
- Pachuca (México)
- Club León (México)
- Inter Miami (EUA)
- Seattle Sounders (EUA)
- Monterrey (México)
- FC Salzburg (Áustria)
- Atlético de Madri (Espanha)
- Juventus (Itália)
- Borussia Dortmund (Alemanha)
- Benfica (Portugal)
- Porto (Portugal)
- Internazionale de Milão (Itália)
- Paris Saint-Germain (França)
- Bayern de Munique (Alemanha)
- Manchester City (Inglaterra)
- Real Madrid (Espanha)
- Chelsea (Inglaterra)
- Ulsan (Coreia do Sul)
- Al Ain (Emirados Árabes Unidos)
- Urawa Red Diamonds (Japão)
- Al-Hilal (Arábia Saudita)
- Mamelodi Sundowns (África do Sul)
- ES Tunis Esperance (Tunísia)
- Wydad (Marrocos)
- Al Ahly (Egito)
Novo formato do Mundial de Clubes
A partir de 2025, a Fifa vai por em prática o chamado Super Mundial de Clubes, que acontecerá de 4 em 4 anos, contando com 32 times. A ideia é ser no formato parecido com a Copa do Mundo de seleções.
Esta primeira edição será disputada entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos. Os times serão divididos em oito grupos de quatro times cada. Os times do mesmo grupo se enfrentam em turno único.
Os dois primeiros de cada grupo avançam às oitavas de final. Então, o mata-mata é disputado em jogo único, até chegar ao campeão, exatamente como acontece na Copa do Mundo.