Lugano avalia que, na atualidade, a seleção brasileira está abaixo do Uruguai. Atualmente à frente do time verde e amarelo nas Eliminatórias, a Celeste Olímpica vem passando por um processo de reformulação e, mesmo sem Suárez e Cavani, segue com uma equipe bastante forte na América do Sul.
Trazendo um contexto histórico do confronto, Lugano recordou que o Uruguai sempre dificultou a vida do Brasil. No último encontro, os comandados de Marcelo Bielsa, em partida pela Copa América, eliminaram a seleção nos pênaltis após um jogo bastante truncado.
“Hoje, sim (é melhor). Obviamente, historicamente não (é melhor). O Uruguai é uma das poucas seleções que podem vencer o Brasil, até na melhor fase.”, disse Lugano, em entrevista ao Desimpedidos.
“Hoje, o Uruguai é melhor que o Brasil.”, acrescentou.
Além do Brasil, o Uruguai também costuma trazer dificuldades ao encarar a Argentina. Diante da cultura de rivalidade no país, Lugano explicou o sentimento de raça nos embates envolvendo os principais rivais no continente sul-americano.
“Isso ficou muito claro na história. É um tema cultural e de competitividade. A gente, como um país pequeno, nascemos entre os gigantes Brasil e Argentina, e queremos ser a pedra no sapato.”, contou.
Bielsa na seleção brasileira? Lugano faz alerta sobre o técnico
Alvo de uma forte reclamação de Suárez, Marcelo Bielsa possui um temperamento forte. Ainda que o estilo do técnico seja compatível, Lugano avalia que a conduta distinta em relação aos brasileiros iria atrapalhar o trabalho à frente da seleção.
“Eu acho que o futebol do Bielsa se adaptaria muito bem à história do Brasil Mas o jeito dele comandar os grupos não vai (combinar) com a forma alegre de viver do brasileiro.”, opinou.