Bia Haddad manteve o embalo no WTA 1000 de tênis, realizado em Wuhan, na China. No começo da manhã desta quarta-feira, 9 de outubro, Bia bateu a russa Veronika Kudermetova por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4 em 1h31 de partida pela segunda rodada da competição.
Na estreia, a nº 12 da WTA, já havia vencido Madison Keys. Agora, ela encara a polonesa Magdalena Frech na fase de oitavas de final. O confronto acontece, já nessa madrugada de quarta para quinta (10), com previsão de inicio por volta das 9h15 (de Brasília).
O jogo de Bia Haddad
Fato é que a brasileira entrou arrasadora em quadra. Muito sólida nas trocas de bola e errando pouco, ela logo conseguiu uma quebra no segundo e quarto game para fazer 4/0.
A paulistana de 28 anos só foi enfrentar breaks no quinto e sexto games, precisando salvar três chances de quebra a favor da russa que, a essa altura, já havia conseguido fazer 1 game. Ainda assim, essa pequena instabilidade não impediu Haddad Maia de fazer 1 set a 0 no jogo.
Em termos de estatísticas oficiais, ela teve quase 74% de aproveitamento com o primeiro serviço em face dos exatos 54,5% de Kudermetova. Outra porcentagem de destaque foi quando Bia devolveu o segundo saque da russa com 66,7% de eficiência.
Na segunda parcial, parecia que Veronika havia se encontrado na partida, pois iniciou o set devolvendo melhor e fazendo bom uso de seu primeiro saque. Tanto que a europeia começou quebrando o saque de Bia Haddad para saltar a frente em 3/0.
Entretanto, no quinto game, a tenista do Brasil devolveu a quebra e empatou em 3/3. Um novo break veio no sétimo ponto, o suficiente, para Bia Haddad administrar a vantagem e fechar a peleja.
Em relação aos números, a verdade foi que Haddad Maia aumentou sua efetividade no primeiro serviço para muito sólidos 80% contra 54,8% da ex-top 10 da WTA.
Bia Haddad se mantém na briga para voltar ao top 10
Com esse novo triunfo, a brasileira continua firme para voltar a faixa das dez melhores jogadoras do ranking. Segundo dados do WTA Live Ranking, depois da rodada dessa quarta, ela se encontra na 10ª posição, a menos de 100 pontos da norte-americana Danielle Collins que não está em Wuhan e é a atual 9ª colocada do ranking.
Enquanto isso, a única tenista que pode impedir Bia do retornar às dez primeiras é a russa Daria Kasatkina que também passou para as oitavas da disputa no piso duro.
Vale lembrar que Haddad Maia, atingiu o top 10 em junho de 2023, após parar na semifinal de Roland Garros.
Eliminação na estreia de duplas em Wuhan
Se a campanha na chave de simples continua, o mesmo não pode ser dizer da chave de duplas. Bia e a alemã Laura Siegmund não passaram da primeira rodada ao perder para Leylah Fernandez do Canadá e Aldila Sutjiadi da Indonésia.