O Manchester City pode ter vencido uma das várias batalhas as quais tem enfrentado recentemente. Nesta segunda-feira (7), o clube emitiu um comunicado no qual revelou ter conseguido resultado favorável na Justiça britânica contra a Premier League por conta de regras ligadas ao recursos que pode obter via patrocínio.
O processo corre desde junho é uma contestação dos Citizens sobre regras relativas às Transações de Partes Associadas (TPAs), que regem acordos de patrocínio ou de busca de receitas pelos clubes da liga. Em fevereiro, tais regras foram mudadas pelos clubes para se tornarem mais rígidas visando evitar que acordos de patrocínio fossem inflados, especialmente se estes forem ligados aos donos das equipes.
Tal mudança teve a ver com a recente venda do Newcastle para um fundo de investimentos da Arábia Saudita, mas tal regra também mexeria com o Manchester City, cujos donos são dos Emirados Árabes. O que acabou gerando o processo, no qual os donos da equipe acusaram a Premier League de ‘discriminação’ quanto aos TPAs.
No comunicado do City, o clube alega que a decisão da Justiça declarou tais regras como ‘ilegais’ e as apontou como ‘violações das regras de concorrência do Reino Unido’ e que a decisão apontou que a Premier League ‘abusou de sua posição dominante’ ao implementar tal regulação.
Premier League diz que ‘venceu’ em processo
Entretanto, a liga inglesa também decidiu emitir uma nota na qual também se declarou ‘vencedora’ de tal processo. Segundo a entidade, a maioria das queixas do clube ‘não fora bem-sucedida’ e que a decisão ‘apoiou a legitimidade das regras das TPA’s, por estas ‘tornarem regras de sustentabilidade lucratividade eficazes’.
Quanto aos termos da concorrência, a Premier League alega que o tribunal também legitimou os processos adotados pela entidade para tentar ‘evitar distorções financeiras na concorrência entre os times’, especialmente aquele ligados a entidades supranacionais e os outros
Julgamento do século
O caso ao qual o Manchester City alega ter vencido não tem a ver com aquele que tem sido chamado de ‘Julgamento do Século’ pela imprensa, que são uma série de 115 acusações de violações de regras de fair play financeiro da Premier League e que estão sendo analisadas.
Os Citizens correm risco de sofrerem sanções pesadas pelo caso, até mesmo com exclusão das competições. A imprensa inglesa, no entanto, alega que as decisões do caso das TPAs a favor do clube poderiam até causar um impacto nas punições, estas podendo ser até amenizdas.