O São Paulo tenta brigar por uma vaga na próxima Libertadores, mas a derrota fora de casa para o Cuiabá atrapalhou os planos do time para se classificar para a competição. E mostrou uma fraqueza que o SPFC tem sofrido durante o Brasileirão Betano a campanha como visitante.
Segundo números do GE, o Tricolor tem apenas 35% de aproveitamento nesta Série A atuando na condição de visitante. Dos 14 jogos que fez fora de casa na competição, venceu apenas quatro. Contando com o tropeço contra o Dourado, esta foi a sétima derrota são-paulina longe do MorumBis, ainda contando mais três empates.
Ao todo, 15 dos 47 pontos conquistados pelo SPFC foram fora de casa, marca esta que atrapalha o time em busca da Libertadores. E, no restante do Brasileirão, ainda há mais cinco partidas como visitante a serem feitas pelo time comandado por Luis Zubeldía até o final da competição. O que talvez compense é que, destes confrontos, a maioria será contra times da chamada ‘segunda página’ da tabela.
O próximo jogo do São Paulo fora de casa será na 31ª rodada contra o Criciúma, time que tenta brigar para evitar o rebaixamento. Red Bull Bragantino e Grêmio são as outras duas equipes da parte de baixo da tabela no caminho são-paulino. Ainda há o Bahia, que tenta vaga na Libertadores e o atual líder Botafogo, este na última rodada, e que pode ter caráter decisivo por conta da disputa pelo título.
São, portanto, também 15 os pontos que o SPFC poderá fazer se vencer todos os duelos fora de casa, o que não apenas melhoraria substancialmente a campanha como visitante mas, dependendo de como andar o Brasileirão, podem ser suficientes pela classificação. Como contraste, jogando como mandante, sua campanha é bem melhor, com aproveitamento de 71%.