Zico tem um sentimento de admiração expressivo por Pelé, mas voltou a destacar que sua maior inspiração foi outro atacante, que inclusive dividiu espaço com o Rei do Futebol na seleção brasileira: Dida, ex-Flamengo.
Entrevistado pelo canal Goat nesta semana, o Galinho de Quintino foi indagado por Chico Pedretti sobre qual jogador foi fundamental para inspirá-lo e a resposta foi convicta. O craque ainda brincou que Dida “deu azar” de ser substituído e de perder o protagonismo por que do outro lado tinha o Rei do Futebol.
“Minha primeira inspiração foi o Dida, do Flamengo, que era o titular da seleção de 58 e que deu o maior azar por que quem entrou no lugar dele foi ninguém menos do que o Pelé. Só isso (risos)”, brincou Zico.
Na sequência, o ídolo rubro-negro detalhou o quanto seus dois irmãos serviram como referência para ele se aprofundar no futebol.
“E depois do Dida, quando meus dois irmãos estavam jogando, aí foram eles. Eu ia em todos jogos vê-los. Edu e Antunes. Foram no momento em que eu estava mais focado. E outra coisa que me inspirou muito foi o ataque da Copa de 70. Por que todos jogavam na minha posição, mas foram distribuídos como pontas”, complementou o ex-jogador.
Zico vê Neymar como protagonista na seleção
Em outro momento do bate papo, Zico mostrou confiança no processo de remontada de Neymar na seleção brasileira, depois da grave lesão no joelho, que tem lhe tirado de campo mais de um ano.
Na visão do ex-jogador, o atacante do Al-Hilal ainda é o principal jogador do futebol brasileiro mesmo estando fora há um longo tempo, e que o craque é indispensável no escrete canarinho.
Ao que tudo indica, Neymar só deve retornar à seleção brasileira no próximo ano, conforme sinalizado pelo clube saudita, que tem cautela acerca do retorno do jogador. Nos últimos dias, o camisa 10 da seleção brasileira tem treinado normalmente, mas segue com data de retorno incerta. O último jogo dele ocorreu no dia 17 de outubro de 2023, quando o Braisl foi superado pelo Uruguai, em Montevidéu.