O confronto deste domingo (29) entre São Paulo e Corinthians promete adicionar mais emoções à intensa rivalidade entre os clubes. As duas equipes se enfrentarão no Mané Garrincha, na capital federal, às 16h (de Brasília), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, e muito mais do que os três pontos está em jogo: tabus e invencibilidades reforçam a tensão na disputa.
O Tricolor chega ao confronto para defender sua supremacia como mandante contra o adversário. Nos últimos 14 encontros no MorumBis, o time da Barra Funda saiu de campo com apenas uma derrota.
O recorte conta com 9 vitórias do São Paulo, além de 4 empates em jogos válidos tanto pelo Brasileirão quanto por outras competições. Desta vez, no entanto, o estádio na capital paulista não estará disponível e o São Paulo mudou o mando para o Mané Garrincha, em Brasília.
A quebra do tabu para o Alvinegro veio no jogo do Paulistão do ano passado, quando o time venceu por 2×1 na quinta rodada do campeonato. Até então, a última vitória do Corinthians na casa são-paulina tinha acontecido na semifinal do Paulistão de 2017, que encaminhou o Timão para mais um título estadual.
Corinthians estabeleceu grandes tabus no clássico paulista
A história do Majestoso é repleta de sequências de invencibilidades que inflamam ainda mais a rivalidade. O Corinthians, por exemplo, teve dois períodos marcantes sem perder para o rival. Entre 1976 e 1979, o Corinthians acumulou 12 partidas sem derrotas, com 8 vitórias e 4 empates.
Outro tabu expressivo em SPFC x Corinthians foi registrado entre 2007 e 2011, quando o Timão ficou 11 partidas sem ser derrotado pelo rival, mesmo durante sua fase mais difícil, que levou ao rebaixamento para a Série B em 2007.
Naquele ano, o São Paulo despontava como um dos maiores times do Brasil, não à toa que foi o campeão brasileiro daquela temporada.
Isso fez com que o feito do time do Parque São Jorge fosse ainda mais comemorado. No entanto, a vitória não impediu que o alvinegro fosse rebaixado para a Série B daquele ano.
Além disso, desde a abertura da Neo Química Arena em 2014, o São Paulo conseguiu apenas uma vitória no estádio corintiano. Foram 20 confrontos no local, com 11 vitórias do Corinthians e 8 empates.
Vale lembrar que, até o início deste ano, esse tabu ainda perseguia o tricolor do MorumBis. O time só conseguiu se livrar desse fantasma em janeiro, ao vencer por 2×1 na quarta rodada do Paulistão.
Além dos tabus destacados, o Corinthians também obteve sucesso em diversas batalhas eliminatórias contra o SPFC.
Entre 2002 e 2022, o Timão venceu todas as nove partidas eliminatórias oficiais disputadas contra o Tricolor. O time de Itaquera alcançou conquistas significativas em finais contra o São Paulo, incluindo os títulos do Paulista em 2003 e 2019, e do Rio-São Paulo em 2002.
E não para por aí! O Timão eliminou o rival em semifinais dos estaduais de 2009, 2013, 2017 e 2018. Outras vitórias importantes foram na semifinal da Copa do Brasil de 2002, na Recopa Sul-Americana de 2013 e na semifinal do Paulista de 2023, onde venceu por 2 a 1.
SPFC também teve seus momentos de glória no Majestoso
Por outro lado, o São Paulo tem ao seu lado a maior sequência de invencibilidade no clássico, com 13 jogos sem derrotas contra o time de Itaquera, entre 2003 e 2007.
Nesse período, houve grandes momentos, como a vitória de virada por 2 a 1 no Brasileirão de 2003 e a inesquecível goleada por 5 a 1 no Pacaembu, que resultou na demissão do técnico Daniel Passarella do comando corintiano.
Nos anos 90, outro momento icônico protagonizado pelo Tricolor paulista foi quando o clube comandado por Telê Santana manteve um tabu de 8 jogos, ficando invicto entre 1991 e 1993 e sem sequer sofrer gols do rival.
Esse período incluiu o título paulista de 1991, com Raí brilhando ao marcar os três gols da vitória por 3 a 0 no MorumBis.
Retrospecto geral de SPFC x Corinthians
O primeiro duelo entre esses dois gigantes do futebol brasileiro ocorreu em 1930, no Parque São Jorge, e resultou em uma vitória para o Timão por 2×1.
De lá pra cá, o Majestoso desenvolveu uma rica história que se estendeu ao longo de 94 anos e já soma 361 jogos, revelando uma vantagem histórica para o Corinthians. O Alvinegro acumula 133 vitórias em comparação com 112 do São Paulo, além de 116 empates. Porém, dentro do MorumBis, a história é outra.
Agora, com o próximo SPFC x Corinthians marcado para o domingo, dia 29/09, às 16h (de Brasília), no Mané Garricha, resta saber se o São Paulo seguirá mantendo seu domínio como mandante mesmo longe de casa ou se o Corinthians vai aproveitar o ‘campo neutro’ para sair vitorioso contra o rival.