Lewis Hamilton terminou o GP de Singapura, no último domingo (24), na sexta colocação. O desempenho inconstante do inglês foi avaliado por Toto Wolff, que admitiu uma “decisão errada” na estratégia da Mercedes.
A equipe alemã optou por utilizar pneus macios no carro de Hamilton, que largou na segunda fila do grid. Vale destacar que o inglês foi o único a utilizar estes compostos entre os 13 primeiros.
Ao longo da prova, Hamilton acabou superado por Oscar Piastri, George Russell e Charles Leclerc. O heptacampeão mundial não gostou do resultado e chegou a questionar a equipe no rádio.“Às vezes eu me pergunto por que faço isso.”
De acordo com a Mercedes, o traçado de Marina Bay impediu grandes ultrapassagens nos últimos anos. Para Toto Wolff, a escolha pelos compostos macios poderiam garantir um bom desempenho para Hamilton no GP.
“Interpretamos a corrida de forma errada. Tomamos uma decisão com base em corridas históricas de Singapura, onde basicamente era uma procissão como em Mônaco. [Achamos que] o pneu macio daria uma boa oportunidade no início. Era praticamente a única oportunidade de ultrapassagem. E essa foi a decisão errada que todos tomamos juntos”, iniciou o chefe da equipe.
“Parecia uma boa compensação. Mas com a degradação dos pneus traseiros, só havia um caminho, e esse era para trás. Havia uma lógica por trás disso, mas obviamente foi contrária ao que deveríamos ter decidido. Mas isso não esconde o fato de que, quando um carro é muito lento, você simplesmente é lento. Talvez uma posição à frente ou atrás não mude nada”, concluiu.
Lewis Hamilton no Mundial de Fórmula 1
Com o resultado no GP de Singapura, Hamilton contabilizou 174 pontos, ocupando o sexto posto do Mundial de Pilotos. A corrida foi vencida por Lando Norris, que segue na segunda colocação com 279 pontos, 52 atrás do líder, Max Verstappen.