Treinador argentino está sem clube desde que deixou o Flamengo e é especulado no Peixe
Hoje livre no mercado da bola, Jorge Sampaoli fez seu primeiro trabalho de destaque no futebol brasileiro no Santos, no ano de 2019.
Na ocasião, o treinador argentino assumiu um elenco que não tinha grandes expectativas na temporada, mas que acabou surpreendendo pela forma de jogar e também pela campanha no Brasileirão Série A.
Apesar de não ter conseguido levantar taças, o Peixe teve uma trajetória marcante, com 74 pontos. Para efeito de comparação, o Corinthians campeão brasileiro em 2017 fez 72 pontos, enquanto o Flamengo vencedor da edição de 2020 teve apenas 71.
Ou seja, o Santos de Sampaoli teve uma pontuação de campeão. No entanto, o adversário na disputa pelo título foi simplesmente o Fla de Jorge Jesus, que chegou aos 90 pontos e bateu recordes nos pontos corridos do Campeonato Brasileiro.
Diante desse contexto, o técnico hermano concluiu seu trabalho no Alvinegro Praiano com um saldo muito positivo. Ele caiu nas graças de grande parte da torcida pelo futebol ofensivo apresentado mesmo com um elenco limitado em mãos.
Contratado no começo de 2019, Sampaoli decidiu deixar o Santos após o término do ano por conta de problemas com o presidente da época, o José Carlos Peres. Além da relação ruim entre os dois, havia dificuldades financeira e divergências de planejamento para a temporada seguinte.
Sampaoli de volta ao Santos?
Ele está sem clube desde que deixou o Flamengo em outubro de 2023. Diante das oscilações de Fábio Carille no comando do Peixe, surgiram especulações de uma possível volta do argentino.
De acordo com o site “Trivela”, a diretoria santista vê com bons olhos o retorno. Mesmo se garantir o acesso ao Brasileirão Série A, o atual treinador não deve permanecer para o próximo ano.
Vale informar que o peixe quitou a dívida de R$ 5 milhões que tinha com o argentino por meio de parcelas mensais depois de longa disputa judicial.
Isso abre caminho para uma reconciliação no “casamento” entre Santos e Sampaoli.
O clube da Vila Belmiro está em segundo na Série B neste momento, com 49 pontos. Faltando 11 rodadas para o fim da competição, o gigante do litoral paulista está perto de retornar para a elite nacional.
O próximo jogo é justamente contra o líder Novorizontino, na segunda-feira (23), às 21h (de Brasília), em casa, na Vila.