Home Futebol Paulinho, ex-Corinthians, quase se aposentou ao ser vítima de racismo

Paulinho, ex-Corinthians, quase se aposentou ao ser vítima de racismo

Ex-volante teve destaque atuando no Timão e no futebol do exterior, mas sua carreira poderia ter outro destino

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Paulinho se aposentou esse ano com a camisa do Timão (Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Ídolo do Corinthians, Paulinho teve muito destaque na sua carreira, passando também pelo futebol chinês, Tottenham, Barcelona e seleção brasileira. Porém, no seu início de carreira, pensou em desistir no futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E isso por conta de casos de racismo que sofreu na Lituânia e na Polônia. Revelado pelo Pão de Açúcar, que atualmente chama Osasco Audax, Paulinho passou pelo Vilnius (Lituânia) entre 2006 e 2007 e pelo ŁKS Łódź (Polônia), entre 2007 e 2008. Então, retornou ao Brasil após sofrer racismo por lá, quando pensou em encerrar a carreira. Quem contou isso foi o próprio jogador, em entrevista ao Podpah.

“Eu tive um período que quase desisti de jogar bola, eu já estava no profissional, em 2008. Eu tive esse pensamento de parar quando eu retorno da Polônia, mas deu três semanas eu resolvi continuar porque não sei fazer outra coisa”, iniciou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Casos de racismo

Na sequência, Paulinho da mais detalhes do que fez ele pensar em se aposentar e conta como eram as manifestações racistas que ele presenciava.

“Eu voltei para o Brasil por conta do racismo, joguei na Lituânia e na Polônia, mas na Lituânia foi muito forte o racismo, não só comigo, mas meus companheiros brasileiros também. A gente entrava no campo e o pessoal imitava macaco, jogava moeda… era bem forte, era agressivo. A gente estava passeando na rua e o pessoal trombava a gente e provocava”, contou.

“Até que chegou um momento, em 2008, que resolvi ir embora. Se for para sofrer, prefiro sofrer no meu país, perto da minha família. Foi nesse momento que ia parar de jogar futebol, por conta do racismo. Eu não precisava daquilo, não estava passando fome, tinha um lugar para dormir, eu morava com meus pais… mas fiquei três semanas em casa, até que meu empresário me convenceu a continuar jogando. Então, retorno ao Pão de Açúcar para jogar a quarta divisão”, completou Paulinho.

PUBLICIDADE

Paulinho foi para o Corinthians pouco tempo depois

O volante retornou ao Pão de Açúcar em 2008, ficando até 2009, quando acertou com o Bragantino. No clube de Bragança, Paulinho vai bem e chama a atenção do Corinthians, que contrata o jogador em 2010.

PUBLICIDADE

No Timão, vence Libertadores, Mundial de Clubes, Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista. Depois, atua pelo Tottenham (ING), Guangzhou (CHI), Barcelona (ESP) e Al-Ahli (SAU).

Better Collective