John Textor causou polêmica ao falar do Botafogo nesta quarta-feira (11). Em coletiva de imprensa no Lyon, o empresário trouxe números atrelados à gestão da SAF da equipe carioca, que não economizou para reforçar o elenco. Descartando que cometeu exageros administrativos, o dono do Glorioso quis externar o suposto plano de Palmeiras e Flamengo para “frear” o crescimento dos últimos anos.
Sem entrar em detalhes, Textor avalia que a tentativa de implementar o fair play financeiro tem como intuito atingir o Botafogo. Levando em conta que Palmeiras e Flamengo ganharam um novo concorrente por títulos, a manobra nos bastidores serviria para evitar uma consolidação ainda maior no futebol brasileiro.
“Vejam o que a imprensa está falando lá. Estamos gastando 45% do nosso orçamento em salários, e Flamengo e Palmeiras estão furiosos com fair play financeiro, tentando parar o Botafogo, como se estivéssemos quebrando algumas regras.”, disse Textor.
“Tudo que estamos fazendo é contratar jogadores, com valores que vocês aqui na Europa considerariam abaixo da média para grandes jovens talentos. Estão reclamando lá no Brasil porque não sabem como competir contra esse modelo de cooperação.”, acrescentou.
Apostando em jogadores de grande potencial, Textor não descarta novas transferências entre Botafogo e Lyon. Diante da possibilidade de salto para o futebol europeu, o proprietário do clube carioca enxerga o atual projeto incentivando os atletas.
“Se você olhar para o Botafogo, tem jogadores que se juntaram à gente porque sonham em estar aqui. Cuiabano, uma grande surpresa, Igor Jesus, estava no Oriente Médio, não é uma surpresa para nós, é uma surpresa para o mundo, é um jogador incrivelmente valioso. Jogadores querem estar aqui e querem se provar lá.”, afirmou.
Textor exalta valorização de Luiz Henrique no Botafogo
Convicto de que Luiz Henrique está cada vez mais valorizado, Textor se mostrou animado com o atacante. Mesmo que o Botafogo perca o camisa 7, o empresário não vai fazer esforço para contratar um substituto à altura em 2025.
“Thiago Almada vale muito dinheiro, Luiz Henrique provavelmente dobrou seu valor, foi titular na seleção, ontem à noite jogou muito bem (contra o Paraguai). Esse é um jogador que, no contrato, pode levantar a mão e dizer quando quer ir para a Europa, assim como Thiago Almada.”
“Quanto vale um atacante da seleção brasileira? Acho que temos de € 80 milhões a € 100 milhões chegando em janeiro apenas pelo Brasil, e temos uma tonelada de jogadores prontos para substituí-los para ajudar o Botafogo a ganhar no próximo ano.”, relatou.