Renato Maurício Prado prevê um futuro ainda mais caótico para o Corinthians. Após o Timão fechar a contratação de Memphis Depay, o comunicador vê o processo de falência mais próximo. Neste cenário, levando em conta a dívida astronômica, a transição para o modelo SAF foi vista como única saída para o clube.
“Vão (falir). Eu tô vendo que tudo caminha para o Corinthians acabar sendo comprado por alguém. Virar SAF e ser comprado por alguém. Não sei quem será esse alguém, e não sei se temos investidores suficientes para assumir essa dívida de R$ 2 bilhões. Mas, do jeito que está sendo administrado, a única saída vai ser virar SAF.”, disse RMP, em live no YouTube.
Na sequência, Renato Maurício Prado deu ênfase ao modo irresponsável que o Corinthians está sendo administrado. Isso porque a contratação de Depay foi concretizada enquanto uma série de dívidas seguem em aberto nos bastidores.
“São R$ 2,2 bilhões. Dinheiro que não acaba mais. E continua fazendo essas loucuras. Mas o que eu acho mais grave é porque o Corinthians está fazendo isso devendo para todo mundo. O Corinthians deve para o Flamengo, para o Santos Laguna e mais uns três ou quatro clubes. Fora que não paga os jogadores que ele contrata, como aconteceu com o Matías Rojas. Ele foi embora sem ganhar um tostão. Está pedindo na Justiça um caminhão de dinheiro.”, prosseguiu.
Mencionando os casos de Vasco, Cruzeiro, Botafogo e Atlético-MG, RMP reforçou o destino inevitável do Corinthians. Levando em conta que as dívidas devem seguir crescendo, uma transição para o sistema de clube-empresa é o único modo de evitar uma falência total.
“O buraco do Corinthians está garantido. Estou convencido que o Corinthians só vai ter escapatória se virar SAF, como aconteceu com o Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Atlético-MG… os clubes mal geridos.”, afirmou.
Renato Maurício Prado compara Depay no Corinthians com “fiasco” de Ronaldinho no Flamengo
Mesmo que o patrocinador do Corinthians banque a maior parte do salário de Depay, RMP vê brecha para uma situação desastrosa. Recordando o período de Ronaldinho no Flamengo, o jornalista lembrou a dívida com o ‘Bruxo’ que determinou o fim da passagem pelo Rubro-Negro. Além disso, o caso de polícia envolvendo o principal parceiro do Timão ganhou ênfase no discurso.
“A alegação do Corinthians é que não vai pagar (o Depay). Quem vai pagar o patrocinador, que prometeu um jogador de renome mundial para alavancar o Corinthians. O patrocinador está incluído em um inquérito que fez o CEO se entregar para a polícia. Vê se isso vai dar coisa boa.”
“Sabe o que está me lembrando? A situação do Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. O Flamengo trouxe o Ronaldinho com apoio da Traffic, e não pagaram o Ronaldinho. A Patrícia Amorim decidiu bancar com o Flamengo e deu no que deu. Começou a atrasar pagamentos, o Assis começou a catar camisas e disse ‘bota na conta do meu irmão’. E o Ronaldinho não jogou nada. Foi um fiasco. Tá na cara que esse negócio do Depay não vai dar certo.”, projetou.