PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Vinícius Júnior faz forte declaração sobre racismo na Espanha e prefeito de Madri se revolta; entenda

Vinícius Júnior faz forte declaração sobre racismo na Espanha e prefeito de Madri se revolta; entenda

Atacante brasileiro foi acusado pelo mandatário da capital de ter chamado toda a sociedade espanhola de racista

William Nunes
William Nunes é um redator que atua há dois anos cobrindo futebol internaciol, com ênfase em clubes da Inglaterra, Espanha e Alemanha, sendo eles: Manchester United, City, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Bayern de Munique, Barcelona e Real Madrid. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2019. Atualmente no Torcedores.com.
Vinícius Júnior no Real Madrid (Magara Press SL/Alamy Live News)

Vinícius Júnior no Real Madrid (Magara Press SL/Alamy Live News)

O brasileiro Vinícius Júnior irritou a muitos espanhóis nesta semana ao fazer comentários quanto ao racismo na Espanha.

Ele apontou e a Espanha deveria perder o direito de sediar a Copa do Mundo de 2030 se não conseguisse avançar no combate ao racismo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A frase não pegou bem a muita gente, principalmente aos espanhóis, que reclamaram da generalização que o brasileiro teria feito em sua fala.

O prefeito de Madri, José Luis Martínez, foi um dos que se revoltou com a fala, respondendo de forma educada e paciente, criticando ao mesmo tempo em que se manteve um apoiador da causa defendida por Vinícius Júnior. Porém, exigiu um pedido de desculpas:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Somos todos conscientes de que há episódios racistas na sociedade e que temos que trabalhar duro para eliminá-los. Mas é profundamente injusto com a Espanha, e, particularmente, com Madri, dizer que somos uma sociedade racista e que, além disso, se coloque em risco a celebração da Copa do Mundo 2030 aqui”, começou ele falando.

“Eu peço a Vinicius que se retifique. Ele tem que retificar e pedir desculpas. Ele tem que saber que, quando houver um episódio de racismo, estaremos ao seu lado, mas não terá nosso apoio quando disser que somos todos racistas”, acrescentou.

“Digo isso porque não é algo correto. E, quando alguém erra, tem que pedir desculpas”, completou.

PUBLICIDADE

Prefeito ainda criticou generalização de Vinícius Júnior em casos de racismo na Espanha

O prefeito de Madrid não ficou nada satisfeito com a generalização de Vinícius Júnior quanto aos casos de racismo na Espanha. Ele citou o apoio do povo ao jogador e defendeu os espanhóis.

PUBLICIDADE

“Vini tem a imensa maioria da sociedade espanhola ao seu lado para combater o racismo, mas não podemos estar ao seu lado quando ele chama praticamente todo o conjunto da sociedade espanhola, e particularmente a sociedade madrilenha, de racista. Isso é algo que não posso aceitar”, criticou ele, na sequência defendendo a cidade de Madrid.

“Vinicius deveria avaliar que vive em uma das cidades mais abertas, mais acolhedoras e mais diversas que existem no mundo. Se existe algo que caracteriza a cidade de Madri é que ninguém pergunta de onde você veio e para onde você vai. Aqui, ninguém é excluído”, seguiu.

“Que Vini tenha que ter suportado determinados episódios lamentáveis não justifica que ele diga que praticamente toda a sociedade espanhola é racista e que ainda diga que o Mundial de 2030 não tem que ser celebrado aqui”, finalizou, relembrando os episódios racistas que ocorreram em vários locais da Espanha na temporada 2022/23.

Better Collective