A Fórmula 1 voltará à sua antiga casa no Brasil. Conforme o jornalista Daniel Castro, do site Notícias da TV, o principal campeonato de automobilismo mundial tem seu retorno confirmado à Globo para o ano que vem.
Desse modo, o contrato da Band com a F1 será interrompido um ano antes do previsto, com a data original do encerramento em dezembro de 2025.
A razão é a grave crise financeira atravessada pela emissora paulista, que vem tendo dificuldade para honrar pagamentos junto à Liberty Media, a empresa detentora dos direitos da Fórmula 1.
De acordo com Daniel Castro, o canal está devendo cerca de US$ 10 milhões (R$ 56,5 milhões, na cotação atual) para a Liberty Media. O Grupo Bandeirantes tenta parcelar o valor para os próximos cinco anos.
A Globo exibiu ininterruptamente a competição entre 1981 e 2020. Desde 2021, a Band realiza a cobertura da F1, além de apresentar as outras divisões como a Fórmula 2, a Fórmula 3 e a F1 Academy no canal fechado BandSports.
F1 deverá ter cobertura na íntegra no SporTV e no Globoplay
Nos últimos anos em que transmitiu a Fórmula 1, a Globo não vinha exibindo os treinos oficiais e nem os pódios.
Os planos da emissora a partir do ano que vem é apresentar as principais corridas em TV aberta, como o GP do Brasil e o GP de Mônaco. O SporTV e o Globoplay ficariam com a cobertura mais abrangente da competição.
Havia a possibilidade da Band já deixar as transmissões da Fórmula 1 na próxima etapa, no Azerbaijão no próximo dia 15 de setembro. Porém, a própria Liberty Media garantiu ao site Motorsport que a Band exibirá as últimas oito provas da temporada 2024.
De acordo com Daniel Castro, as negociações para a rescisão de contrato da F1 com a Band já começaram, com uma expectativa para a definição já nesta semana. Oficialmente, as partes descartam as tratativas.