O Grêmio contratou Marchesín no início do ano com a expectativa de que o goleiro pudesse repetir em os números que obteve ao longo de sua carreira. O arqueiro tem como diferencial o bom aproveitamento na defesa de penalidades.
No entanto, o atleta sofreu com as críticas da torcida após a derrota do Imortal para o Atlético-MG no final de semana. O motivo está associado aos dois dos três sofridos em cobranças de penalidades na partida.
Vale destacar que o goleiro argentino chegou a sete gols sofridos na temporada, sem ter defendido um sequer desde que desembarcou em Porto Alegre, em janeiro.
Esses números são surpreendentes, pois ao longo de sua carreira, Marchesín tem a média de uma defesa a cada oito cobranças, isso sem considerar decisões por penalidade.
Confira os números ao longo da carreira do goleiro:
- Grêmio – 7 (nenhuma defesa)
- Celta – 4 (duas defesas)
- Porto – 8 (uma defesa)
- América-MEX – 21 (uma defesa)
- Santos Laguna – 14 (três defesas)
- Lanús – 16 (duas defesas)
- Seleção Argentina – 2 (nenhuma defesa)
Total: 72 pênaltis contra, com nove defesas de Marchesín
Torcedores do Grêmio vêm criticando Marchesín
Em uma temporada repleta de problemas no Grêmio, os torcedores do Tricolor têm se mostrado descontentes com o desempenho de Marchesín nas cobranças de pênaltis. Na realidade, o assunto surgiu após a eliminações para o Corinthians na Copa do Brasil e para o Fluminense na Libertadores
Na realidade, a fase de Marchesín nos pênaltis já não é boa há algum tempo. A última defesa dele foi em outubro de 2022, quando o arqueiro ainda atuava pelo Celta de Vigo, da Espanha.
Em 2023, o atleta passou por uma grave lesão no tendão de Aquiles e praticamente não jogou. Já em 2024, não teve uma defesa até agora em sete cobranças.
Obviamente, os números com a bola rolando ainda estão dentro da média, já que teoricamente Marchesín precisaria de oito cobranças para fazer uma defesa. Porém, são as cobranças na decisão por penalidades que levantam realmente uma preocupação sobre o desempenho do argentino no Grêmio.