O Palmeiras enfrenta o Athletico-PR neste domingo (01), fora de casa, em partida válida pela 25ª rodada do Brasileirão. O jogo coloca frente a frente dois dos maiores campeões do futebol brasileiro nos últimos anos.
E neste período vitorioso de ambos, as equipes já fizeram uma final de campeonato. Trata-se da Recopa Sul-Americana de 2022, onde o campeão da Libertadores enfrentou o campeão da Sul-Americana do ano anterior.
O Palmeiras venceu a Libertadores de 2021 batendo o Flamengo na final, enquanto o Furacão levou a Sul-Americana em cima do Red Bull Bragantino.
A Recopa, então, foi disputada em dois jogos. A ida aconteceu na Arena da Baixada, estádio no Athletico. Em um jogo eletrizante, as equipes empataram em 2 a 2. Os donos da casa marcaram com Terans e Marlos, enquanto os visitantes marcaram com Jailson e Veiga.
Neste duelo, o clube paranaense estava vencendo até os 96 minutos, quando Raphael Veiga empatou, de pênalti.
Palmeiras x Athletico-PR decisivo
O jogo decisivo aconteceu no Allianz Parque, onde quem ganhasse, ficaria com a taça. Qualquer empate levaria para os pênaltis.
O primeiro tempo foi disputado e o 0 a 0 permaneceu no placar. Mas, na etapa final, o Verdão desencantou e marcou dois gols.
Aos 4 minutos, Zé Rafael abriu o placar. Depois, já no final do jogo, aos 42 do segundo tempo, o volante Danilo matou o jogo e fechou o marcador.
Naquela conquista, o Palmeiras já era comandado por Abel Ferreira e no jogo decisivo, estiveram em campo 10 jogadores que seguem no clube atualmente: Weverton, Marcos Rocha, Gómez, Murilo, Piquerez, Zé Rafael, Veiga, Mayke, Dudu e Rony. Para o jogo de hoje, Piquerez, Mayke e Dudu são desfalques.
Escalações de Palmeiras 2 x 0 Athletico-PR, na final da Recopa Sul-Americana 2022:
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Jailson) e Raphael Veiga (Mayke); Dudu (Atuesta), Gabriel Veron (Wesley) e Rony. Técnico: Abel Ferreira
Athletico-PR: Santos; Khellven (Christian), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura (Rômulo), Erick, Matheus Fernandes (Julimar) e Léo Cittadini (Mercado); Terans (Marlos) e Pablo. Técnico: Alberto Valentim