Uma das principais apresentadoras do SporTV, Joanna de Assis trabalha na mídia esportiva há anos, onde já fez diversas coisas. Entre elas, trabalhava como repórter, sendo setorista de alguns clubes, cobrindo treinamento e todo o dia a dia, algo que não existe mais.
Em entrevista ao Charla Podcast, Joanna de Assis relembrou este período da sua carreira e falou sobre o atual momento do futebol brasileiro, onde só há treino fechado.
“Eu peguei a época que você assistia treinos, você escolhia o jogador que queria fazer entrevista… a gente era feliz e não sabia. Sentava no morrinho para ver o treino, saudades dessa época. Era uma época bem feliz, que você podia participar, ver todos os treinos”, iniciou a apresentadora do SporTV.
Na sequência, Joanna comentou sobre essa blindagem em excesso dos clubes, em que não liberam mais o treino para a imprensa ter acesso. Na opinião dela, isso é ruim para todo mundo e pontuou os motivos para achar isso.
“Eu acho horrível (essa falta de acesso). Você nivela por muito baixo o trabalho, as perguntas. Como você vai desenvolver um papo com o treinador sendo que você não viu aquele treino? Você não entende as opções dele, ai você fica refém. É ruim para o clube, para a imprensa e para o torcedor, porque o torcedor vê só a TV do clube, que não é a realidade”, disse.
“Eu entendo o lado do clube de querer fazer treinos táticos fechados, mas você não poder ver nada do trabalho do treinador? Não ver nem como é o trabalho? Quais opções ele trabalhou, ele testou? Você não consegue ver nada. Quando eu era setorista, podia ver tudo, com exceção de um treino fechado por semana. E agora a gente não tem nada. Eu acho péssimo, horrível. É tudo pasteurizado, as matérias vão ser todas iguais porque você só tem o material que é dado pelo clube”, concluiu.
Pandemia ajudou nesse processo que Joanna de Assis reclama
A pandemia do Coronavírus que dominou todo o mundo em 2020, foi o start para fechar todos os treinos por conta do distanciamento social que era necessário na época.
A partir daí, mesmo depois que voltou tudo ao normal, os clubes adotaram essa metodologia, entendendo ser mais benéfico para eles, já que esconde algumas escolhas do adversário.
Então, todos os grandes times do futebol brasileiro adotam o treino fechado, algo que Joanna de Assis entende não ser bom.