Todo torcedor e amante do futebol tem em sua memória partidas em que goleiros foram responsáveis por garantir o resultado, fechando o gol com atuações épicas. No entanto, as vezes, os arqueiros optam por deixar suas metas, em busca de um dos feitos mais raros do futebol: o gol de goleiro.
O Torcedores relembra então dez momentos em que os goleiros decidiram jogos marcando belos tentos, ao invés de evita-los. Na lista, tem gol de bicicleta, de calcanhar, do meio-campo e até mesmo lesão na comemoração; confira assim nosso ranking e assista aos lances abaixo:
10. Lauro (Ponte Preta)
Ponte Preta 1 x 1 Flamengo | Campeonato Brasileiro 2003
Em 2003, na rodada de encerramento do primeiro turno do Brasileirão, o goleiro Lauro, da Ponte Preta, aventurou-se no ataque nos minutos finais e, após insistir, empatou a partida contra o Flamengo, no último lance.
Curiosamente, 9 anos depois, o mesmo Lauro, já com 42 anos, foi responsável por empatar mais um jogo contra o Mengão, com um gol de cabeça no fim pelo Campeonato Brasileiro de 2012.
9. Saulo (Sport)
Sport 2 x 1 Vitória-PE | Campeonato Pernambucano 2011 – 3 ª rodada
Em 2011, o Sport teve um início conturbado no Campeonato Pernambucano. Após duas partidas sem vencer, o Leão encaminhava-se para um empate na Ilha do Retiro, quando Saulo foi para área e garantiu a vitória no fim.
Apelidado como “Avatar”, devido sua alta estatura, o arqueiro conseguiu a façanha de lesionar-se durante a comemoração. Assim, nos momentos finais da partida, o baixinho Carlinhos Bala foi para o gol.
8. Alisson (Liverpool)
West Bromwich 1 x 2 Liverpool | Campeonato Inglês 2020/21 – 36ª rodada
Em 2021, o Liverpool de Klopp não vivia bom momento na Premier League e precisava somar pontos para seguir sonhando com a classificação para a Champions League do ano seguinte.
Na antepenúltima rodada, o empate com o West Bromwich não bastava e o brasileiro Alisson deixou sua meta para marcar um estiloso gol de cabeça. O tento manteve os Reds na disputa pela vaga, que foi confirmada nas rodadas seguintes.
O gol, inclusive, foi dedicado pelo goleiro ao seu pai, que havia falecido poucos dias antes.
7. Ivan Provedel (Lazio)
Lazio 1 x 1 Atlético de Madrid | UEFA Champions League 2023/24 – 1ª rodada da fase de grupos
Pela rodada de estreia da Champions League de 2023/24, a Lazio cedia uma dura derrota em casa para o Atlético de Madrid. Mesmo sob o risco de sofrer mais um gol e prejudicar o saldo em brigas futuras no grupo, Provedel deixou sua meta nos momentos finais.
Ao chegar “atrasado” na área, o italiano veio de trás como um excelente elemento surpresa entre os defensores do clube espanhol, marcando assim um belíssimo gol de cabeça e arrancando ao menos um ponto em casa.
6. Santiago Ramírez (Atlético Morelia)
Celaya 1 x 3 Atlético Morelia | Campeonato Mexicano 2023 (2ª divisão)
E quando o feitiço vira-se contra o feiticeiro? Em partida decisiva pela segunda divisão mexicana, em 2023, o goleiro do Celaya, que precisava do empate para seguir vivo, foi para área em busca do gol heróico. Apesar do arqueiro conseguir cabecear, parou no companheiro de profissão Santiago Ramírez, do Atlético Morelia , que fez a defesa de forma segura.
O que ninguém esperava é que Ramírez chutaria a bola para o ar e marcaria um golaço direto de sua própria área, enquanto o goleiro adversário retornava ao seu campo, sacramentando assim a classificação do Morelia. Se essa era ou não sua intenção, apenas ele pode dizer.
5. Lucas Covolan (Torquay United)
Hartlepool United 1 x 1 Torquay United (5×4 nos pênaltis) | Campeonato Inglês 2020/21 (5ª divisão) – Final dos Playoffs
Poucos brasileiros aventuram-se nas ligas inferiores do futebol inglês. Um deles é o goleiro Lucas Covolan, um verdadeiro “andarilho da bola” por lá, onde joga desde 2016.
Seu ponto alto foi em 2021, onde quase tornou-se o maior responsável por um acesso à 4ª divisão. Durante a final dos playoffs, empatou a partida com um gol de cabeça no último lance. o jogo permaneceu empatado na prorrogação e foi decidido nos pênaltis.
Mesmo pegando ainda duas cobranças, Covalan não conseguiu evitar a derrota nas penalidades, mas deixou sua marca na memória afetiva de todo torcedor do modesto Torquay United.
4. Rogério Ceni (São Paulo)
São Paulo 2 x 1 Corinthians | Campeonato Paulista 2011
Não há no futebol um goleiro que tenha sido melhor na rara função de marcar gols que Rogério Ceni. O ídolo do São Paulo é o arqueiro com o maior número de tentos na história do esporte: incríveis 131 durante toda sua carreira.
Especialista em cobranças de falta, seu centésimo gol está para sempre marcado na memória dos torcedores tricolores, responsável pela vitória em um clássico contra o Corinthians, em 2011.
3. José Luis Chilavert (Vélez Sarsfield)
Vélez Sarsfield 2 x 1 River Plate | Campeonato Argentino 1996
O segundo maior goleiro artilheiro da história do futebol é o também emblemático José Luis Chilavert, com 67 gols registrados em partidas oficiais. Em 1996, o paraguaio marcou um verdadeiro golaço ao perceber o arqueiro adversário adiantando. O arqueiro cobrou rapidamente uma falta de trás do meio-campo direto à meta adversária, sacramentando a vitória do Vélez Sarsfield sobre o River Plate.
2. Martin Hansen (ADO Den Haag)
ADO Den Haag 2 x 2 PSV | Campeonato Holandês 2015/16 – 1ª rodada
Em 2015, pela primeira rodada da Eredivisie, o PSV encaminhava uma habitual vitória fora de casa, quando foi surpreendido pelo goleiro adversário, Hansen, nos momentos finais da partida.
Mostrando recurso, o dinamarquês tocou de calcanhar após cobrança de falta, empatando assim a partida em 2 a 2 para o ADO Den Haag. Esse foi um dos tentos mais bonitos daquela temporada.
1. Oscarine Masuluke (Baroka)
Baroka 1 x 1 Orlando Pirates | Campeonato Sul-Africano 2016/17 – 11ª rodada
O gol de Hansen só não é o mais bonito da lista porque um goleiro sul-africano elevou o nível e conseguiu o feito de concorrer ao Prêmio Puskas de 2017, graças a um golaço de bicicleta.
Pela 11ª rodada do campeonato nacional da África do Sul, Masuluke demonstrou rara coragem e habilidade como goleiro, ao aproveitar o quique da bola na área para acertar uma bicicleta e arrancar o empate para o Baroka contra o tradicional Orlando Pirates.
O prêmio da FIFA para o gol mais bonito de 2017 ficou, porém, com o francês Olivier Giroud, na época jogador do Arsenal, por um “gol escorpião” na Premier League.