A comissão técnica do Palmeiras costuma reclamar do calendário apertado do futebol brasileiro e aé o complicado calendário do futebol brasileiro. Para o restante da temporada, Abel Ferreira não poderá apontar este fator como questão problemática, pois o Verdão foi eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil, restando apenas os jogos do Brasileirão. Portanto, será a primeira ocasião em que a comissão técnica terá menos partidas no ano.
Apesar dos reveses nas outras competições, o Palmeiras está focado 100% no Tricampeonato do Brasileirão. Ao seu favor, a comissão técnica trabalha com uma boa chance de rotar o elenco e procurar vencer todas as partidas restantes.
No sábado (24), o Palmeiras disputou a sua 53ª partida em 2024. Restando 14 jogos do Brasileirão, o máximo que o clube jogará em 2024 será de 67 partidas. O número é inferior desde 2020, no ano da chegada de Abel Ferreira. Em todos os anos de comando do português, o elenco disputou mais de 70 jogos.
O ano com mais jogos disputados por Abel Ferreira no Palmeiras foi em 2021. Entretanto, a situação foi atípica por conta das partidas de competições atrasadas devido à pandemia, com 91 partidas. Em 2022, o Verdão foi a campo em 74 ocasiões e em 2023 em 73 jogos. Portanto, a situação de 2024 rende tempo e descanso para que os torcedores se empolguem com a chance de um tricampeonato. Até o final do Brasileirão, o Verdão deve ter aproximadamente dez semanas de treinos completos.
Anteriormente, Abel Ferreira pedia esse tempo de descanso e programação para conseguir programar os seus confrontos. O objetivo de conquistar o torneio é pedido pela torcida e foco da diretoria após um ano com grande investimento em reforços e eliminações precoces. Atualmente, o Alviverde está a 5 pontos do líder Fortaleza e busca vencer o restante dos seus jogos.