Milton Neves homenageou o Palmeiras, que nesta segunda-feira (26) completa 110 anos de fundação. Em sua coluna no UOL Esporte, o experiente jornalista aproveitou para realizar a sua lista dos cinco maiores jogadores que assistiu vestindo a camisa alviverde.
Edmundo integra a quinta colocação da relação, sendo o jogador mais recente entre os escolhidos por Milton Neves.
Na sua opinião, o ex-atacante foi o maior nome da história equipe da década de 90, que quebrou o jejum de 17 anos sem títulos com o Paulistão de 1993. Edmundo ainda festejaria o bicampeonato do Brasileirão Série A de 1993 e 1994.
Milton Neves enalteceu quarteto do Palmeiras dos anos 70
Os demais jogadores citados por Milton Neves foram titulares da chamada Segunda Academia, bicampeã brasileira em 1972 e 1973. O experiente apresentador colocou Ademir da Guia como o maior de todos os tempos do Palmeiras.
Completaram o pódio respectivamente, na segunda e terceira colocação: Leão e Luís Pereira. Já Leivinha foi classificado na quarta colocação pelo colunista.
Sobre o Divino, Milton Neves apontou o camisa 10 como um atleta que ‘jogou mais do que Cruyff’. Além disso, Ademir da Guia foi definido pelo jornalista como um ‘gênio calado’. “Disputar 902 partidas com a mesma camisa não é para qualquer um”, observou.
Já Emerson Leão foi considerado uma referência na posição de goleiro, sendo eleito por Milton Neves o maior camisa 1 da história do Palmeiras, descartando Marcos.
A respeito de Luís Pereira, definiu o histórico defensor como um ‘adjetivo’ que possa ser usado para quem atinge a perfeição. “Sinônimo de zagueiro com boa técnica”, exaltou.
Por fim, Milton Neves celebrou Leivinha, definindo o ex-meia-direita como ‘peça fundamental’ na célebre equipe da primeira metade da década de 70.