Bia Haddad volta a uma final no circuito da WTA após dez meses. Na última sexta-feira, 23 de agosto, Bia bateu a tcheca Katerina Siniaková por 2 sets a 1 com parciais de 6/3, 2/6 e 6/2 em 2h10 de jogo. Agora, a brasileira enfrenta, na decisão do WTA 250 de Cleveland, a jogadora convidada Mccartney Kessler dos EUA.
O jogo está previsto para acontecer por volta das 15h30 (de Brasília) com cobertura só no Disney +, neste sábado (24). A narração será de Elaine Trevisan e os comentários de Sylvio Bastos.
O jogo de Bia Haddad
Bia já começou o jogo com quebra acima. E embora tenha permitido o empate por 2/2, não correu mais riscos em seus games de serviço até o fim do primeiro set. Por outro lado, Siniakova parecia menos confiante no saque e no forehand, cometendo 18 erros não-forçados na parcial, o que possibilitou à brasileira voltar a quebrar e fechar o set. Bia tinha oito a sete nos winners e cometeu só sete erros no set.
Ainda falando de estatísticas, a brasileira, nº 23 do ranking, ganhou pontos no primeiro serviço com exatos 80% contra 61,9 de Siniaková.
Na segunda parcial, Siniaková reduziu bastante o número de erros e teve sucesso na tentativa de atacar o segundo serviço da brasileira. A tcheca criou dois break-points e aproveitou as chances que teve, enquanto Bia teve apenas uma oportunidade de quebra na parcial. Nos winners, Siniakova tinha 8 a 7, enquanto cada jogadora errou sete vezes.
Para se ter uma ideia da evolução de Siniaková, ela apresentou 73,7% de aproveitamento dos pontos no primeiro saque, contra 57,1% de Bia Haddad.
O equilíbrio da partida não abalou a confiança de Bia, que começou o terceiro set confirmando seus serviços de forma segura.
Por sua vez, Siniakova passou por momentos de muita instabilidade no saque, especialmente no lado do iguais. A tcheca fez uma sequência de duplas faltas no mesmo game e não evitou a quebra no quinto break-point. Foram oito duplas faltas da nº36 do mundo contra nenhuma de Bia.
Pouco depois, outro game longo no serviço de Siniakova e Bia quebrou na quarta oportunidade. A brasileira abriu 5/1 no placar e soube administrar sua vantagem até o fim.
A caminhada de Bia no torneio
Ela estreou contra a suíça Viktorija Golubic e salvou cinco sets points, no segundo set, apesar da vitória por 2 sets a 0. Depois disso, o caminho foi de triunfos consistentes diante de Cristina Bucsa e Clara Buruel na fase de quartas de final.
Brasileira está em uma final após dez meses
Fato é que Haddad Maia volta a uma final, após dez meses: em outubro de 2023, ela venceu o Elite Trophy na China. Além dessa, a tenista foi vice-campeã no WTA de Seul (2017) e no Masters 1000 de Toronto (2022). Outros títulos vieram nos torneios ingleses de Birmigham e Nottigham, também em 2022.