Os torcedores do Grêmio seguem divididos entre os que são contra e a favor de Renato Portaluppi no comando do Tricolor.
Os primeiros tem visto seus números aumentarem nos últimos anos, após os fracassos seguidos do treinador. Ao mesmo tempo, mais “argumentos” têm sido usados para questionar o trabalho do técnico.
Nos últimos meses, um ponto que foi levantado na hora de avaliar o treinador é quanto ao sucesso que vários jogadores tiveram após saírem do Grêmio, enquanto que por aqui não tiveram bom desempenho e acabaram sendo alvos de muitas críticas da torcida. Dois dos principais nomes são os de Thaciano e Alisson, atualmente no Bahia e São Paulo, respectivamente.
Confira abaixo as postagens:
Um desses casos é o de Alisson. O meio-campista, que no Grêmio era escalado por Renato como um ponta próximo do centroavante, foi recuado para a função de volante no São Paulo, onde está brilhando desde o ano passado.
No Grêmio, ele sempre foi muito criticado por era utilizado por Renato Portaluppi como um atleta avançado, que ficada próximo do gol. Entretanto, a velocidade de Alisson não é um de seus pontos mais fortes, assim como a finalização, que deixa a desejar. Com isso, no SPFC, o atleta teve suas qualidades defensivas amplificadas ao ser escalado mais atrás, como um volante.
Para piorar, no Grêmio, Renato utilizava Alisson como titular e deixava no banco Pepê, um dos melhores jogadores revelados no time nos últimos 8 anos e certamente o que teve mais sucesso na Europa. Assim, desperdiçou a chance de ter um time com Everton Cebolinha e Pepê jogando juntos. A mágoa do torcedor é totalmente justificável nesse caso.
O caso de Thaciano, que brilhou após sair do Grêmio
Thaciano é uma situação parecida. O atleta ficou muitos anos do Grêmio e foi escalado por Renato em muitas funções, principalmente como meio-campista armador e volante. Entretanto, ele nunca se adaptou e, apesar de marcar muitos gols, nunca rendeu o esperado como titular.
Renato acabou colocando o atleta contra a torcida ao colocá-lo como um 12ª jogador, que entrava em várias funções, muitas vezes na vaga de jogadores que viviam boas fases ou eram considerados muito promissores, assim barrava o desenvolvimento de outros.
Desde que saiu do Grêmio, Thaciano foi fixado em uma posição mais adiantada no Bahia e, por ali, consegue render mais do que jamais o fez no Grêmio, fazendo o que sabe de melhor.
Além desses jogadores, ainda há outros que podem ser citados, como Thiago Santos, Léo Jardim (goleiro do Vasco), Juninho Capixaba, Tinga (Fortaleza), entre outros.