O Rio Open continua agindo nos bastidores, mas dessa vez, a preocupação é o lado social. Por isso, nesta quinta-feira, 22 de agosto, a organização do torneio entregou a reforma completa da quadra de saibro da comunidade da Rocinha, localizada na zona sul do Rio de Janeiro. A obra é fruto de uma das contrapartidas referentes à Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro.
O evento aconteceu na presença de autoridades, diretores do ATP 500 e crianças atendidas pelo Instituto Fabiano de Paula, uma das entidades que utilizam o espaço para aulas e vivências com a comunidade.
“Estamos extremamente orgulhosos de contribuir para o desenvolvimento do esporte na Rocinha. Acreditamos que essa melhoria não apenas proporcionará uma infraestrutura de qualidade para os jovens atletas, mas também servirá como um incentivo para que mais crianças e adolescentes se envolvam com o tênis.”, destacou Marcia Casz, Diretora Geral do Rio Open.
Torneio já anunciou grandes nomes para 2025
Em relação aos tenistas que já confirmaram presença na 11ª edição da disputa estão nomes como Alexander Zverev, Holger Rune e Lorenzo Musetti. Desde a sua primeira realização, o Rio Open já recebeu jogadores como Rafael Nadal e Carlos Alcaraz. O evento acontece entre os dias 15 e 23 de fevereiro.
Rocinha tem cerca de 70 mil habitantes
A Rocinha é uma das maiores comunidades da capital fluminense com 70.894 habitantes, segundo números do censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2022. O local leva esse nome por se originar em antigas “roças” de uma fazenda do século XIX que foi dividida entre imigrantes espanhóis e portugueses. Na década de 30 do século XX, a fazenda era grande produtora de hortaliças.