Home Tênis Bia Haddad estreia com vitória no WTA 1000 de Toronto; veja como foi

Bia Haddad estreia com vitória no WTA 1000 de Toronto; veja como foi

Bia voltou das Olimpíadas e venceu Marie Bouzkova de virada na quadra dura no Canadá

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Bia Haddad deve jogar nesta quinta (Divulgação/WTA)

Bia Haddad deve jogar nesta quinta (Divulgação/WTA)

Bia Haddad estreou com vitória na volta ao circuito da WTA, depois de jogar as Olimpíadas de Paris no tênis. Nesta quarta-feira, 7 de agosto, Bia bateu a tcheca Marie Bouzkova por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/3 e 7/6 em 3h19 de partida. O jogo foi válido pela primeira rodada do WTA 1000 de Toronto. Agora, a brasileira espera quem sai vencedora do confronto entre a britânica Katie Boutler e a norte-americana Bernarda Pera. Essa foi a quarta vitória de Bia Haddad, sobre a adversária dessa quarta.

O jogo de Bia Haddad

A brasileira pressionou o serviço da adversária desde o primeiro ponto e obteve a primeira quebra do jogo no terceiro game. Apesar de ver Bouzkova dar a resposta imediatamente e empatar o placar, ela conseguiu superar o saque da rival pela segunda vez e abriu vantagem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com 5/4 e saque, Bia Haddad se complicou e a tcheca cresceu em quadra. Destaque negativo para os baixíssimos 27% de aproveitamento nos pontos ganhos com o segundo serviço, levando a melhor em apenas quatro dos 15 lances disputados, além de cinco duplas faltas cometidas, segundo dados oficiais da WTA.

Bia iniciou a segunda parcial levando um susto, precisando salvar break-point ainda no segundo game, mas depois disso o cenário mudou e ela passou a dominar o jogo. Mais à vontade e menos errática, a brasileira obrigava a adversária a correr para todos os lados e era mais agressiva. Assim, quebrou o saque de Bouzkova duas vezes e não foi mais incomodada no seu serviço.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mantendo o embalo do set anterior, Haddad Maia começou a parcial decisiva também na frente, com uma quebra já no game de abertura.  A vantagem acabou não durando muito, pois a tcheca buscou o empate no quarto game, depois de ver a brasileira salvar três break-points pouco antes.

O jogo foi se encaminhando para o fim, o roteiro do primeiro set parecia se repetir e seguiu rigorosamente os mesmos aspectos de drama. Bia conseguiu nova quebra no sétimo game, sacou para o jogo no décimo, teve match-point (desperdiçado com dupla falta) e acabou permitindo nova reação da tcheca, que lutou por cada bola e levou a decisão para o tiebreak.

No desempate, foi a vez de Bouzkova dar uma dupla falta de presente, permitindo que Bia saltasse na frente com 5-0. Com tamanha vantagem, bastou à brasileira administrar o resultado até o fim e fechar o jogo com um belo lob. Apesar da vitória, as estatísticas de saque da canhota paulista ligam um alerta. Ela colocou 68% do primeiro saque em quadra, venceu menos da metade dos pontos com o segundo serviço (43%), cometeu oito duplas faltas e não disparou um único ace.

PUBLICIDADE
Better Collective