PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Mesmo perto do Z4, treinador afirma que sua equipe estará na Série A em 2025

Mesmo perto do Z4, treinador afirma que sua equipe estará na Série A em 2025

A quatro pontos da zona de rebaixamento da Série B e mesmo com derrota em sua reestreia, técnico confia no acesso

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.
JP Pacheco/ Coritiba FC

JP Pacheco/ Coritiba FC

No último sábado (3), o Coritiba visitou Ribeirão Preto, no interior paulista, e saiu derrotado diante do Botafogo-SP pelo placar de 2 x 0.

O duelo, válido pela rodada de encerramento do primeiro turno do Brasileirão Série B, foi um confronto direto entre as duas equipes para se afastar da zona de rebaixamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com o resultado, o Pantera subiu para o 16º lugar na tabela somando 22 pontos e o Coxa caiu para a 15ª posição com 23, quatro acima da Chapecoense, a 17ª colocada e que abre o temido Z4.

O Coritiba possui 40% de aproveitamento na competição, colecionando seis vitórias, cinco empates e oito derrotas até a 19ª rodada, mais um saldo negativo de três gols.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mesmo com a fase ruim e a proximidade da zona da degola, o técnico Jorginho, que fez sua estreia no comando do time, confia no acesso do clube à divisão de elite do futebol nacional na temporada do ano que vem.

“Vamos terminar na Série A. Não podemos desistir jamais. A gente vê o verdadeiro profissional quando ele não desiste”, declarou o treinador em entrevista depois do tropeço contra o Botafogo-SP.

“É natural você sentir a dor da derrota. E isso é importante, porque tem que estar indignado com essa situação, e os jogadores estão indignados, porque querem muito vencer um jogo fora de casa”, acrescentou Jorginho.

PUBLICIDADE

Para que a afirmação do comandante se torne realidade ao final do campeonato, o segundo turno do Coxa terá de ser praticamente “irretocável”, considerando as estatísticas das dez últimas edições da Série B do Brasileirão.

PUBLICIDADE

Nas últimas dez temporadas do torneio, um clube precisou de pelo menos 63 pontos para terminar na quarta colocação da tabela e conquistar a classificação para a primeira divisão.

Sendo assim, o Coritiba terá de conseguir 14 triunfos ou, ao menos, 13 vitórias e um empate nas próximas 19 partidas do returno, acumulando um total de 70% de aproveitamento, ou seja, 30% a mais do que atingiu no primeiro turno.

Para efeito de comparação, o líder Santos encerrou o turno inicial com 34 pontos e 59% de aproveitamento.

Universidade indica 69 pontos para o acesso à Série A

De acordo com dados da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a soma de 69 pontos já seria matematicamente suficiente para um clube garantir o passaporte à Série A.

PUBLICIDADE

Jorginho assumiu o comando do Coxa na semana passada, em substituição à Fábio Matías. O técnico retornou ao time paranense depois de quatro anos, quando participou do acesso à Série A em 2019.

“Torcedores, vocês vão ser determinantes para o nosso acesso. Eu preciso daquela energia de 2019, da paixão que vocês colocaram, que era literalmente um turbilhão quando o adversário vinha jogar aqui (em casa)”, disse o treinador em sua primeira entrevista coletiva.

O Coritiba volta a campo no próximo domingo (11) contra a Ponte Preta, às 16h00, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, em jogo da 20ª rodada do Brasileirão Série B.

Better Collective