Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: judoca Bia Souza conquista o primeiro ouro do Brasil nos Jogos

Olimpíadas: judoca Bia Souza conquista o primeiro ouro do Brasil nos Jogos

Brasileira faz luta perfeita e é campeã olímpica em Paris    

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.

Beatriz Souza é medalha de ouro no judô - David Ramos/Getty Images

A brasileira Beatriz Souza avançou para a final do judô na categoria +78kg após vencer a francesa Romane Dicko, e agora, Bia Souza venceu a israelense Raz Hershko, número 2 do mundo na final e é campeã olímpica do judô.      

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sim, a brasileira Beatriz Souza é campeã olímpica do judô nas Olimpíadas de Paris 2024, na categoria “acima de 78kg”, em sua primeira participação nos Jogos.

Ela, que ocupa a quinta posição no ranking mundial, venceu a israelense Raz Hershko na decisão da medalha de ouro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nascida em Peruíbe, litoral de São Paulo, Beatriz Souza, ou “Bia”, tem 26 anos de idade, tem 1,78m de altura e pesa cerca de 115kg. Atleta do clube Pinheiros, em São Paulo, ela é presença constante nos pódios das principais competições do esporte.

“É inexplicável. É uma das melhores coisas do mundo. Eu consegui. Deu certo, mãe. Eu consegui. Eu consegui. Foi pela avó. É para a avó, mãe. Eu amo vocês mais do que tudo. Eu amo vocês. Obrigada”, emocionada falou Bia, logo depois de conquistar o ouro em Paris.

Bia Souza presenteia os brasileiros com o primeiro ouro em Paris

A judoca Bia Souza presenteou os brasileiros com o nosso primeiro ouro em Paris, depois de começar no sufoco, pois com 15 segundos de luta levou o primeiro shidô por ‘judô negativo’.

PUBLICIDADE

Assim, a punição deixou Beatriz mais esperta, e a judoca brasileira aí, ficou mais agressiva no combate e conseguiu tirar a israelense da zona de conforto. O combate ficou igual em advertências após dois minutos, com as duas punidas por falta de combatividade.

PUBLICIDADE

Depois disso, Bia derrubou a adversária de lado conquistando um waza-ari com 44 segundos de combate. Dali para frente, manteve o controle, se defendeu bem, levou dois shidô e garantiu o título olímpico em sua estreia em Olimpíadas.

Better Collective