As Olimpíadas 2024 seguem agitando as atenções do Brasil nesta sexta (2) com brasileiro decidindo rumos nas categorias. O grande destaque é todo de Bia Souza que conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil hoje.
A sexta-feira também tem vitória fundamental da seleção brasileira no vôlei masculino e a derrota de Hugo Calderano nas semifinais do individual masculino no tênis de mesa, gerando uma gangorra de emoções.
A torcida brasileira que ficou até tarde na quinta acompanhando o surfe nas praias de Teahupoo já tinha compromisso para acompanhar logo no início da manhã nesta sexta. Nas primeiras horas já começou com provas de atletismo e judô.
Pouco depois, no basquete masculino, a seleção brasileira enfrentou o Japão e desta vez o Brasil levou a melhor na competição à parte contra os japoenses, vencendo por 102 a 84. Enquanto isso, Bia Souza fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris na categoria +78 kg do judô feminino.
A judoca paulista superou a nicaraguense Izayana Marenco nas oitavas de final e a sul-coreana Hayun Kim nas quartas. Em duelo da semifinal já no final da manhã, Bia Souza derrotou a francesa Romane Dicko, atual número 1 do mundo, e garantiu ao menos uma medalha prata para o Brasil ao se classificar para a final.
Na grande decisão, a judoca de Peruíbe-SP teve a israelense Raz Hershko e venceu sem chances de contestação. Bia Souza aplicou um wasari e controlou a luta, que ainda terminou com duas punições para cada. Por fim, muita emoção com a atleta que enfim tirou o Brasil do zero no placar de medalhas de ouro.
Outro resultado importante pela apreensão que gerava veio no vôlei masculino. A seleção brasileira comandada por Bernadinho entrou em quadra para enfrentar o Egito precisando da vitória para se classificar à próxima fase, O Brasil prevaleceu no duelo e venceu por 3 sets a 0, começando bem a sequência de jogos com peso de ‘tudo ou nada’ na competição.
Hugo Calderano perde para sueco nos tênis de mesa e mais resultados do Brasil hoje nas Olimpíadas 2024
Em uma inédita semifinal, o mesatenista enfrentou o sueco Truls Moregard, que chegou para o embate appós eliminar o atual líder do ranking mundial. Hugo Calderano começou bem e encheu o Brasil de esperanças ao abrir 10/4 no primeiro set. No entanto, o sueco conseguiu reverter o cenário e venceu o set por 10/12.
A partir daí, Moregard foi levando a melhor diante do brasileiro e encerrou o jogo em 4 sets a 2, restando a Hugo Calderano buscar a inédita medalha de bronze. Além disso, o Brasil hoje teve mais representantes no judô, atletismo e mais nas Olimpíadas 2024. Confira:
- Atletismo, decatlo masculino: José Fernando Ferreira Santana ficou em 4º nos 100 metros;
- Judô masculino, +100 kg: Rafael Silva eliminado na 2ª fase eliminatória;
- Atletismo, salto em altura feminino: Valdileia Martins classificada;
- Tiro com arco, equipe mista: Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano eliminados;
- Atletismo, decatlo masculino: José Fernando Ferreira Santana ficou em 5º no salto em distância;
- Natação, 100 metros borboleta masculina: Kayky Mota eliminado;
- Natação, 800 metros feminina: Mafê Costa eliminada;
- Atletismo, 100 metros feminino: Vitória Rosa e Ana Carolina eliminadas;
- Ginástica de trampolim, feminina: Camilla Gomes eliminada;
- Natação, revezamento 4×100 medley mista: Brasil eliminado;
- Vela, dinghy feminino: Gabriella Kidd em 6ª na corrida 3;
- Vela, skiff feminina: Martine Grael e Kahena Kunze terminam em 5º;
- Atletismo, decatlo masculino: José Fernando Ferreira Santana ficou em 7º no arremesso de peso;
- Vela, dinghyt masculino: Bruno Fontes em 6º na prova 3 e 30º na prova 4;
- Remo, caiaque cross masculino: Pedro Gonçalves em 2º na prova contrarrelógio;
- Boxe, 57 kg feminino: Jucielen Cerqueira Romeu vence nas oitavas de final;
- Remo, caiaque cross feminino: Ana Sátila em 5º na prova contrarrelógio;