Nos últimos anos, o embate entre Flamengo x Palmeiras foi uma constante na disputa por diversos títulos no futebol brasileiro. Em confrontos por títulos, o time paulista tem vantagem em números no retrospecto geral, mas atuando no Maracanã, o Rubro-Negro mantém seu favoritismo em casa.
As equipes carioca e paulista se encontram para o primeiro duelo nas oitavas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (31), às 20h (de Brasília).
É inegável que o Flamengo e o Palmeiras são os times mais vencedores do futebol brasileiro. Atualmente, o Rubro-Negro vem de uma sequência positiva no Brasileirão e é líder do torneio nacional.
Por outro lado, o Verdão tem uma sequência de três derrotas em quatro partidas no Campeonato Brasileiro e precisa de uma boa atuação para não se complicar na Copa do Brasil.
Desde a chegada de Abel Ferreira ao Palmeiras em novembro de 2020, os dois times se enfrentaram três vezes em três finais, sendo que o Verdão levou a melhor na Libertadores de 2021 e Supercopa do Brasil de 2023. Já o Rubro-Negro venceu a Supercopa do Brasil em 2021.
No primeiro duelo de 2024 pelo Brasileirão Série A, ambas as equipes empataram por 0 a 0 em um duelo abaixo do esperado.
No total, o retrospecto entre Flamengo e Palmeiras é de 138 duelos, com 48 vitórias do Verdão e 43 do Rubro-Negro, além de 37 empates. Em relação a gols, há 205 tentos marcados pelo Alviverde e 188 pela equipe carioca.
Já quando o assunto são competições oficiais, foram 108 partidas, com 39 duelos vencidos pelo time paulista e 36 pelo Mais Querido, rendendo 33 empates e 162 bolas na rede do Maior Campeão do Brasil e 159 do Fla.
Desde 2018, o desempenho do Flamengo tem sido melhor no confronto direto em todas as competições. Em 16 partidas desde esse período, o Rubro-Negro tem seis vitórias, sendo duas do Palmeiras e oito empates. Por sua vez, o Rubro-Negro estufou as redes em 26 ocasiões e sofreu 15.
Em São Paulo, a última vitória do Verdão é de 2017, mas no Maracanã a história é diferente, a última derrota do time carioca em casa contra o rival foi em 2016.