Home Futebol Leão aponta “gênio” no mesmo patamar de Pelé no futebol: “Tem que ser admirado”

Leão aponta “gênio” no mesmo patamar de Pelé no futebol: “Tem que ser admirado”

Ex-goleiro também reprovou forma “sonolenta” como o esporte mais popular do mundo está sendo praticado

Bruno Romão
Bruno Romão atua, como redator do Torcedores.com, na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Leão, em entrevista ao Palmeiras Cast (Reprodução/YouTube)

Emerson Leão teve o privilégio de acompanhar, dentro de campo, o nível extraordinário de Pelé. Apesar do status envolvendo o eterno camisa 10 da seleção, o tricampeão do mundo evita realizar comparações atreladas ao futebol atual. Neste cenário, não houve nenhum tipo de paralelo com Lionel Messi, que também é avaliado sendo um gênio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por conta da diferença de gerações, Leão opta em apenas exaltar os legados de Pelé e Messi. Campeão do mundo em 2022 e dono de uma história marcante no Barcelona, o craque da Argentina é visto como uma das figuras inquestionáveis do futebol.

“Tem pessoas que são gênios. Gênios têm que ser admirados. Eu vou contratar o Messi, ele joga no seu time? Joga até de goleiro porque é um gênio. O Pelé nem se fala. Esses caras eu conheço todos e sei o quanto são capazes. Dentro de campo, eles eram espetaculares.”, disse Leão, no Palmeiras Cast.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na sequência, Leão acredita que o momento do futebol, em alguns momentos, é de monotonia. Isso porque existe menos ousadia e criatividade dos jogadores, algo que, no passado, costumava ser uma “obrigação” dentro das quatro linhas.

“Não dá para comparar. Hoje, tem uma maneira de jogar que dá um pouquinho de sono. Vai pra lá e vem pra cá… antes, não. A criatividade e a individualidade são as coisas mais bonitas do esporte. No futebol, isso decresceu muito. Quem faz um pouquinho, vira ídolo. Não tem maneira de comparar o antigo com o atual.”, prosseguiu.

Leão evita comparar Academias do Palmeiras

Destacando que, antes do Palmeiras, Abel Ferreira era desconhecido, Leão considera que cada uma das Academias do clube possui méritos. Questionado sobre o assunto, o ex-goleiro, anteriormente, não quis cravar qual a melhor geração da história do Verdão.

PUBLICIDADE

“Esse time atual do Palmeiras, bem coordenado pelo Abel, que veio se tornar ídolo aqui porque era desconhecido lá fora, é mérito dele e da equipe dele. Perguntaram para mim qual a comparação das Academias e com essa. Se essa é melhor. Eu fiz uma pergunta para o jornalista: ‘Vou por 11 nomes do time titular. Me diz quem de hoje jogaria nesse time’. Ele se enrolou e não respondeu a pergunta.”

PUBLICIDADE

“Não dá para comparar, como não vamos comparar com o time daqui 20 anos. Cada uma teve sua maneira de ser e suas conquistas.”, sinalizou.

Better Collective