Uma das grandes referências do futebol mundial como treinador, Pep Guardiola foi comparado a Vanderlei Luxemburgo por Fabiano, ex-jogador do SPFC. Ele destacou as qualidades do brasileiro e citou alguns aspectos positivos.
“(Luxemburgo tem) nível de Guardiola. Os times do Vanderlei eram embaçados, a gente que vinha jogar contra (sofria). Não tinha medo de mudar, mudava muito rápido”, destacou o ex-meia, que teve ótimos momentos no São Paulo e é genro de Luxemburgo.
“De pensar muito rápido, de ter a leitura, tem treinador que é bom, mas que não tem a leitura rápida de jogo. De não ter medo de colocar os moleques para jogar…”, disse Fabiano, em entrevista à ESPN.
Vanderlei marcou época no futebol brasileiro e fez história em Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro e outros, com cinco títulos do Brasileirão Série A ao todo e times memoráveis entre a década de 90 e começo dos anos 2000.
Já Guardiola é considerado por muitos como o melhor técnico da história do futebol, com 39 títulos na carreira, três Champions Leagues e um legado inabalável em Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City.
Luxemburgo já fez duras críticas a Guardiola
Em entrevista ao programa “Aqui com Benja”, no final de 2016, o comandante brasileiro disparou contra o espanhol, que estava começando seu trabalho no Manchester City na época.
“Guardiola é mais marketing do que técnico. O que é a conquista? O Guardiola ganhou no Barcelona as conquistas dele. Aí veio o Luis Enrique e também ganhou”, declarou o treinador.
“Aí o Guardiola vai para o Bayern, se prepara, faz todo o curso, aprende o idioma e não consegue realizar o mesmo trabalho”, citou Vanderlei.
Guardiola está no City há oito anos e conquistou todos os títulos possíveis, inclusive a inédita Champions League, em 2022/23.