Home Futebol Conheça o dinamarquês Braithwaite, novo atacante do Grêmio

Conheça o dinamarquês Braithwaite, novo atacante do Grêmio

Tricolor gaúcho acertou a contratação do ex-centroavante do Barcelona para tentar repetir o sucesso de Luis Suárez

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Braithwaite em sua apresentação no Barcelona (Miguel Ruiz/Barcelona)

O Grêmio surpreendeu a todos na noite desta segunda-feira (22) ao anunciar a contratação de Martin Braithwaite, atacante dinamarquês de 33 anos com passagem pelo Barcelona.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Embora tenha experiência no meio do futebol, Braithwaite ficou mais conhecido recentemente quando foi contratado pelo time catalão. Um fato curioso é que o atacante foi contratado para substituir Luis Suárez, que havia migrado para o Atlético de Madrid. Agora, no Grêmio, vive situação parecida.

Braithwaite começou a sua carreira no Esbjerg, da Dinamarca, em 2009. Em 2013, conseguiu dar um salto maior na carreira ao se transferir para o Toulouse, da França.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quatro anos depois, foi para o Middlesbrough, da Inglaterra. Sem destaque, integrou os elencos de Bordeaux (França) e Leganés (Espanha).

Mostrou boas atuações no futebol espanhol sendo contratado em definitivo. Ficou no Leganés até 2020, quando chamou a atenção do Barcelona.

No clube catalão, porém, a passagem não foi boa. Em três anos, Braithwaite fez 62 jogos, marcou 10 gols e deu quatro assistências. Por lá os torcedores questionavam rotineiramente sua falta de qualidade técnica.

PUBLICIDADE

Em 2022, o atacante migra para o Espanyol e retoma o bom desempenho. Na última temporada, foi o artilheiro da segunda divisão da Espanha, com 22 gols em 43 jogos.

PUBLICIDADE

Braithwait jogou duas Copas do Mundo

Braithwaite é figura constante na seleção dinamarquesa desde 2013, mas suas atuações nas Copa de 2018 e 2022 foram sem brilho. Em 2018, a seleção foi eliminada nas oitavas de final e o atacante não marcou nenhum gol.

Em 2022 foi ainda pior: a Dinamarca caiu na fase de grupos após somar apenas um ponto com Braithwaite novamente passando em branco.

O centroavante ainda jogou a Eurocopa de 2020, quando a Dinamarca chegou até as semifinais e Braithwaite marcou um gol. Na Euro deste ano, não foi convocado.

Missão de “salvar” o Grêmio

No ano passado, Luis Suárez foi fundamental para o Grêmio que terminou o Brasileirão como vice. Esse ano, a missão principal de Braithwaite é livrar o Tricolor do rebaixamento.

PUBLICIDADE

Na zona da degola, o Imortal segue na 18º colocação com 14 pontos. Com o primeiro turno chegando no fim, dificilmente o Grêmio conseguirá algo maior na competição.

O atacante, porém, pode ajudar o clube gaúcho a vencer alguma competição, pois o Grêmio ainda está vivo na Copa do Brasil e na Libertadores.

Na competição nacional, enfrenta o Corinthians nas oitavas de final. Já na continental da América do Sul, o adversário das oitavas é o Fluminense. Os dois duelos serão em agosto.

Leia também:

Alex Sandro ‘despista’ o Grêmio e deve continuar jogando no futebol europeu, no Antenados no Futebol.

PUBLICIDADE
Better Collective