O ex-jogador Zinho, ídolo de Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio, atualmente é comentarista dos canais ESPN. Ele participou de uma brincadeira nas redes sociais do influenciador Pietro Delgado, onde tinha que dizer quem era o melhor jogador de alguns times do Campeonato Brasileiro.
No vídeo, Zinho é perguntado em relação a nove times. Alguns grandes ficaram de fora, como SPFC, Fluminense e Botafogo.
Entre os times que foram perguntados, alguns o comentarista não conseguiu citar um jogador, elogiando a parte tática e elegendo o treinador como o “craque”. O Bahia foi um deles, por exemplo.
“Do Bahia pode ser o Rogério Ceni? Tem vários jogadores ali que eu gosto, principalmente do meio-campo, o Everton Ribeiro, Jean Lucas, Caio Alexandre e Cauly, mas é um coletivo muito bom, vou dar moral para o Rogério Ceni”, disse Zinho.
Em relação ao Palmeiras, o ex-jogador elogiou o jovem Estêvão, mas disse que o melhor mesmo é também o técnico Abel Ferreira.
“O Palmeiras é um time muito coletivo, é difícil. Hoje, o protagonista tem sido o garoto Estêvão, mas se for ver o contexto desse time, o melhor jogador do Palmeiras é o Abel Ferreira”, opinou.
O Grêmio foi outro time que Zinho elegeu o técnico Renato Gaúcho, mas não deu justificativa. Nos outros times, o comentarista da ESPN citou jogadores, mas também não justificou.
O craque de cada time, segundo Zinho:
- Flamengo: Arrascaeta
- Palmeiras: Estêvão/Abel Ferreira
- Corinthians: Raniele
- Vasco: Vegetti
- Cruzeiro: Matheus Pereira
- Atlético-MG: Hulk
- Internacional: Alan Patrick
- Grêmio: Renato Gaúcho
- Bahia: Rogério Ceni
Veja o vídeo na íntegra:
Carreira de Zinho
Revelado pelo Flamengo, em 1986, Zinho ganhou quase tudo pelo clube carioca. Deixou o Rubro-Negro em 1992 rumo ao Palmeiras, onde também virou ídolo. No Verdão, foram três passagens, vencendo Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, Mercosul, Paulistão, entre outros títulos.
Zinho ainda teve uma passagem vitoriosa por Grêmio e Cruzeiro, acumulando título de Brasileirão, Copa do Brasil e estadual.
Fora do país, atuou pelo Yokohama Flügels (Japão) e pelo Miami (Estados Unidos), onde encerrou a carreira, em 2007.
Pela seleção brasileira, Zinho foi campeão da Copa do Mundo de 1994. Ele é um dos jogadores mais vitoriosos do nosso futebol, acumulando quatro títulos de Brasileirão, quatro de Copa do Brasil, Libertadores, estaduais, entre outras conquistas.