Home Futebol Juiz marca pênalti inusitado para o Flamengo em vitória diante do Criciúma; veja o lance

Juiz marca pênalti inusitado para o Flamengo em vitória diante do Criciúma; veja o lance

Rubro-Negro derrotou a equipe de Santa Catarina com um pênalti polêmico no final do jogo, em duelo válido pelo Brasileirão Série A

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Jogadores do Flamengo comemorando o segundo gol (Marcelo Cortes/Flamengo)

Terminou agora a pouco, Flamengo 2 x 1 Criciúma, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mengão venceu de virada, com gols de Pedro e Gabigol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porém, o jogo ainda vai render bastante assunto por conta da arbitragem. O gol da vitória foi marcado de pênalti, aos 43 minutos do segundo tempo. Mas, não foi um pênalti comum, muito pelo contrário.

O Flamengo estava com a bola no ataque, dominada por Arrascaeta. Arrasca tocou para Everton Cebolinha, que dominou a bola dentro da área. Mas, a torcida do Flamengo havia jogado uma segunda bola no campo, que parou dentro da área, próxima de onde Cebolinha pegou a bola.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Então, o volante Barreto, do Criciúma, chuta a outra bola em cima da bola que estava valendo, “desarmando” Cebolinha, como uma tacada de sinuca. Automaticamente o juiz marca a penalidade, sem precisar da consulta do VAR.

Veja abaixo o lance:

Pênalti foi bem marcado

Chamou a atenção o pênalti marcado porque foi um lance talvez inédito no futebol brasileiro. Na transmissão do Premiere, os comentaristas falaram que nunca haviam visto este pênalti antes. E, portanto, gerou uma dúvida sobre a marcação da penalidade ter sido correta.

Após a partida, o ex-árbitro Paulo César de Oliveira entrou ao vivo na transmissão e justificou a marcação. Segundo a regra, se você atirar um objeto sobre a bola, tem que ser marcado o tiro livre direto (falta). Portanto, como foi dentro da área, o pênalti tem que ser marcado.

Gerou a dúvida também se o árbitro deveria ter parado o lance quando a segunda bola foi arremessada pelos torcedores. Ainda de acordo com PC de Oliveira, o jogo só deveria ter sido parado se essa segunda bola atrapalhasse no jogo. E, na interpretação do ex-árbitro, isso não aconteceu.

PUBLICIDADE

Próximo compromisso do Flamengo

Com a vitória, o Mengão subiu para a segunda posição de forma provisória, já que o Palmeiras ainda joga hoje a noite. Agora, o Rubro-Negro volta a campo na próxima quarta (24), às 20h, diante do Vitória, fora de casa, pela última rodada do primeiro turno.

Better Collective