Home Futebol Gareth Southgate pede demissão da seleção da Inglaterra

Gareth Southgate pede demissão da seleção da Inglaterra

Técnico anuncia saída do comando do English Team pouco dias após o segundo vice consecutivo na Eurocopa

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.

Gareth Southgate em treino da seleçãod a Inglaterra antes da fianld a Eurocopa contra a Espanha. (Créditos: Richard Pelham/Getty Images)

Gareth Southgate não é mais o técnico da seleção da Inglaterra. A decisão foi comunicada no site oficial do English Team na manhã desta terça (16) e compartilhada nas redes sociais do English Team. O treinador deixa o comando do escrete após quase oito anos no cargo, 102 jogos e dois vice-campeonatos na Eurocopa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Como um inglês orgulhoso, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e treinar a Inglaterra. Isso significou tudo para mim e eu entreguei meu máximo. Porém, é tempo de mudança, e para um novo capítulo. A final no domingo em Berlim contra a Espanha foi meu último jogo como técnico da Inglaterra”, diz o início da nota divulgada no site da seleção inglesa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, Gareth Southgate deixa os Three Lions após 102 jogos no comando da equipe, compostos em 61 vitórias, 24 empates e 17 derrotas. No período, a Inglaterra foi vice-campeã da Eurocopa por duas vezes seguidas, primeira para a Itália em 2020 (disputada em 2021 por conta da pandemia de covid-19) e agora para a Espanha.

Se tratando de Copa do Mundo, a seleção inglesa foi eliminada na semifinal em 2018 na Rússia e terminou na quarta colocação ao ser superada pela Bélgica. Na edição seguinte, realizada no Catar em 2022, o English Team deu adeus à competição nas quartas de final, caindo para a França.

Gareth Southgate deixa a seleção da Inglaterra como terceiro mais longevo

PUBLICIDADE

O agora ex-técnico do English Team chegou ao cargo em setembro de 2016, após Sam Allardyce renunciar por conta de um escândalo em venda de jogadores. Vindo na seleção sub-21 da Inglaterra, Southgate assumiu inicialmente como interino até ser efetivado novembro do mesmo ano.

PUBLICIDADE

O ex-treiandor teve um início promissor no comando dos Three Lions, chegando a alcançar a quarta terceira colocação na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e terminou a Nations League de 2019 como terceiro colocado.

Porém, Southgate passou a ser questionado conforme o desempenho da Inglaterra foi decaindo. Com uma nova geração cercada de expectativas, o time não foi bem na Nations League em 2023 e acabou rebaixado ainda em 2022, na fase inicial da disputa.

Better Collective