Uma das grandes revelações do Palmeiras nos últimos anos foi o volante Gabriel Menino, que no início jogava também de lateral-direito e acabou até convocado para a seleção brasileira. Em 2020 e 2021, o jovem foi um dos destaques na campanha do título da Libertadores.
Porém, passou por um momento ruim e amargurou uma sequência de fora até dos relacionados. Nos últimos meses, vem evoluindo novamente e recuperando mais minutagem com Abel Ferreira, mas ainda como um reserva.
Mas, nos últimos jogos, em meio à ausências de jogadores, Gabriel Menino voltou a ser titular e atuando em uma nova função, mais avançado.
Com a lesão de Lázaro, que vinha atuando na ponta-esquerda, Abel Ferreira apostou em Menino para fazer essa função mais ofensiva pelo lado esquerdo. E ele tem se saído bem.
Desde que virou titular, o Palmeiras fez sete jogos e Menino foi titular em seis. Só foi ausência contra o Grêmio porque estava suspenso. Nos seis jogos que foi titular, foram cinco vitórias e uma derrota.
Versatilidade agrada Abel Ferreira
O treinador do Palmeiras já admitiu publicamente que gosta de jogadores que fazem mais de uma função em campo. Abel Ferreira busca isso em seus jogadores e tem descoberto novas funções, como Rony de centroavante e Marcos Rocha de zagueiro, por exemplo, dois “achados” do português.
Essa versatilidade dos jogadores faz com que Abel Ferreira consiga trabalhar com um elenco mais curto, já que seus atletas acabam suprindo as ausências.
E Gabriel Menino é um exemplo disso. O jogador faz todas as funções do meio-campo, tanto defensivo, quanto ofensivo. Além, agora, da ponta-esquerda. E, se voltarmos para 2020, pode jogar também de lateral-direito.
Em entrevista ao “ge”, Menino conta que um conselho de Weverton ajudou ele a se adaptar nessa nova função, na qual ele viu como uma oportunidade de voltar ao time titular.
“Precisava de uns jogos para me firmar na equipe titular, tive uma conversa com o Weverton de que ia ter a chance como titular, mas como ponta-esquerda. Era difícil nunca tinha jogado ali. E ele falou: ‘desfruta, dá o seu melhor, independente de tudo’. E eu quero jogar, jogador precisa ter sequência e, se for bem ali, é uma nova posição que o Abel pode contar comigo. Tenho mais uma “carta na manga”, onde precisar, dou conta do recado”, disse o jogador.
Próximo compromisso do Palmeiras
O Verdão volta a campo na próxima quarta (17), às 21h30, diante do Botafogo, fora de casa, em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão.
E o jogo vale a liderança, já que o duelo coloca frente a frente o líder e vice-líder. As duas equipes estão empatadas em pontos, mas o Botafogo leva vantagem nos gols marcados.