Na tarde de hoje (14), Espanha e Inglaterra se enfrentam na grande decisão da Eurocopa. E se pegarmos o número de títulos, a seleção espanhola é a grande favorita. Isso porque, a Espanha é a maior campeã, com três títulos, juntamente com a Alemanha.
Por outro lado, a Inglaterra nunca venceu a competição. Os ingleses são os atuais vice-campeões, e essa foi a única vez que chegaram em uma decisão de Euro.
Abaixo de Alemanha e Espanha, que são tricampeões, aparecem Itália e França, com dois títulos cada. E essas quatro seleções são as únicas que venceram mais de uma vez. Todos os outros campeões, foram apenas uma vez.
Na última edição, a Itália, que não era favorita, ficou com a taça, vencendo a Inglaterra nos pênaltis. Maiores campeões, a Espanha venceu pela última vez em 2012. Já a Alemanha, não vence a Euro desde 1996.
Veja todos os campeões da Eurocopa
- Alemanha – 3 títulos
- Espanha – 3 títulos
- Itália – 2 títulos
- França – 2 títulos
- Rússia – 1 título
- Chéquia – 1 título
- Portugal – 1 título
- Países Baixos – 1 título
- Dinamarca – 1 título
- Grécia – 1 título
Inglaterra tem mais time, mas Espanha convence mais
Se pegarmos as duas seleções no papel, jogador por jogador, a Inglaterra tem o favoritismo para a final. Conta com grandes craques como Phil Foden, Bellingham, Saka, Palmer e Kane, além de outros destaques, como Kyle Walker, Alexander-Arnold, Luke Shaw, Stones e Mainoo, por exemplo.
Porém, em questão de desempenho, a Espanha vem fazendo uma campanha muito mais consistente. Na primeira fase, os espanhóis estavam no “grupo da morte”, ao lado de Itália e Croácia. E terminou com 100% de aproveitamento, sem sofrer nenhum gol. Já os ingleses, veneram apenas uma na fase de grupos e avançaram com cinco pontos.
Nas oitavas, a Espanha goleou a Geórgia por 4 a 1. Nas quartas, superou a forte Alemanha, que jogava em casa. Na semifinal, venceu a França, que disputou as últimas duas finais de Copa do Mundo.
Já a Inglaterra, estava sendo eliminada nas oitavas para a Eslováquia, mas empatou no último minuto e venceu na prorrogação. Nas quartas, passou apenas nos pênaltis da Suíça. E na semifinal, venceu de virada a Holanda.
A final acontece hoje (14), às 16h (de Brasília), em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para a prorrogação e pênaltis, se não houver um ganhador.