A Espanha pode se tornar a maior vencedora da Eurocopa. Neste domingo (14), a equipe treinada por Luís de la Fuente joga a final do torneio entre seleções com a Inglaterra. A decisão está marcada para ocorrer às 16h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim.
A seleção espanhola tem três títulos, assim como a Alemanha, país que sediou o torneio, neste ano. França e Itália são bicampeões.
Com um título cada, Portugal, Grécia, Dinamarca, Holanda, Tchecoslováquia e União Soviética completam o ranking.
Prováveis escalações
A Espanha deve ter mudanças no time titular. O lateral-direito Carvajal e o zagueiro Le Normand estão de volta após cumprirem suspensão, na semifinal contra a França. O restante da equipe deve ser mantido.
Nesse sentido, La Roja deve iniciar o confronto com os seguintes jogadores: Unai Simón; Carvajal, Le Normand, Laporte e Cucurella; Rodri, Fabián Ruiz, Lamine Yamal e Nico Williams; Dani Olmo e Morata
“Sei que (meus jogadores) podem dar muito mais e ser melhores. Tenho certeza de que faremos isso. Nossa ideia de futebol é baseada em nossa autoconfiança”, declarou Luís de la Fuente.
“Queremos jogar com nossos pontos fortes. Tenho certeza de que a final será totalmente diferente, contra oponentes que vão exibir o melhor de nós. Embora possa parecer difícil, há espaço para melhorias”, completou.
A Inglaterra, por sua vez, uma dívida. Pelo menos em teoria. Luke Shaw e Trippier disputam a condição de lateral-esquerdo titular.
O English Team tem a seguinte provável escalação: Pickford; Walker, Stones, Guéhi e Luke Shaw (Trippier); Mainoo, Rice e Bellingham; Saka, Foden e Harry Kane.
Espanha lidera ranking de títulos
Espanha e Alemanha: 3 títulos cada:
França e Itália: 2 títulos cada
Grécia, Portugal, Dinamarca, Tchecoslováquia, União Soviética e Holanda: 1 título cada
Campeões da Eurocopa por ano
Espanha: 1964, 2008 e 2012
Alemanha: 1972, 1980 e 1996
França: 1984 e 2000
Itália: 1968 e 2020
Portugal: 2016
Grécia: 2004
Dinamarca: 1992
Holanda: 1988
Tchecoslováquia: 1976
União Soviética: 1960
Com informações do site Ogol