Trio de ex-jogadores adotaram ponto de vista convicto sobre o principal comandante da carreira
Paulo Nunes, Edmundo e Alex possuem um ponto de vista comum em relação ao melhor técnico que tiveram no futebol. Na visão de todos os ex-jogadores, Vanderlei Luxemburgo é dono do posto em questão, tendo em vista os métodos aplicados. Do grupo em questão, apenas o ‘Animal’ trouxe um contraponto envolvendo o profissional multicampeão no Brasil.
Pelo lado de Paulo Nunes, o profissional da Globo comparou Luxemburgo com Felipão. Embora a experiência no trabalho ao lado de Scolari tenha sido positiva, o estilo de Luxa foi decisivo para a escolha.
“O Felipão foi o maior treinador que eu tive, mas o melhor chama-se Vanderlei Luxemburgo. Ele era absurdo de tática, de entendimento de jogo, de treinamento, de buscar o melhor para o jogador… o Felipão tirava do seu coração uma entrega que você nunca entregaria a nenhum outro treinador.”
“O Felipão também entendia de tática, armava bem o time, mas ele tinha uma ideia muito clara de jogo. O Luxemburgo, não, ele modificava de acordo com o adversário.”, contou Paulo Nunes, ao podcast Benja Me Mucho.
Dono de um grande talento, Alex acredita que seu talento foi potencializado através de Luxemburgo. Isso porque o treinador deixava o craque livre para obter o melhor desempenho em campo, algo que é recordado com imensa gratidão.
“Mestre, meu jogo tinha dificuldades enormes e algumas qualidades. Você sempre protegeu os defeitos do meu jogo e valorizava sempre as minhas qualidades.”, escreveu Alex, em comentário no perfil de Luxemburgo no Instagram.
“Isso aumentava minha confiança. Que muitos fazem o contrário e retiram do atleta. Sou eternamente grato por todos os ensinamentos que me passou. Foi espetacular ser seu atleta no Palmeiras, no Cruzeiro e na seleção. Foi maravilhoso ter convivido contigo e aprender sobre bola e sobre a vida. Meu eterno agradecimento, mestre. Você é monstro, Vanderlei Luxemburgo.”, acrescentou.
Edmundo faz alerta em relação ao momento de Luxemburgo
Assim como Paulo Nunes e Alex, Edmundo valorizou o legado de Luxemburgo. Apesar disso, o ‘Animal’ sinalizou a necessidade de reinvenção para o técnico deixar o atual status de ostracismo no futebol brasileiro.
“Para mim, é o melhor técnico com quem eu trabalhei. Mas o Vanderlei deu algumas declarações de que não gosta mais de ir para campo, que quer ser mais manager… todo mundo sabe que o forte dele foi o trabalho diário.”, opinou Edmundo, em live no Edmundo.
“Eu trabalhei com o Vanderlei em dois clubes diferentes e por muito tempo. Eu respeito ele e admiro. Mas ou ele muda a mentalidade ou vai ficar no ostracismo, trabalhando em equipes que precisam se livrar do rebaixamento.”, finalizou.