PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Mídia Esportiva Band exibe documentário em homenagem aos 77 anos de Luciano do Valle

Band exibe documentário em homenagem aos 77 anos de Luciano do Valle

Emissora do Morumbi exibe material com depoimentos de colegas sobre o icônico narrador, falecido em 2014

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Luciano do Valle faleceu indo trabalhar em 2014 (Divulgação/Band)

Luciano do Valle faleceu indo trabalhar em 2014 (Divulgação/Band)

A Band homenageia um dos grandes narradores da mídia esportiva brasileira: Luciano do Valle. Se estivesse vivo, Luciano completaria 77 anos nesta quinta-feira, 4 de julho. Por causa disso, a emissora exibe o documentário “Luciano do Valle – A Voz de Todos os Esportes”, dentro da faixa “Documento Band”. A atração vai ao ar, nessa quinta, às 22h30 (de Brasília).

O material conta com depoimentos de colegas como Álvaro José, Cleber Machado, André Hening, Galvão Bueno e Luis Roberto. Além deles, atletas como Popó, Magic Paula e Hortência reverenciam o comunicador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Minha primeira luta ao vivo para todo o Brasil, em 1997, foi com o Luciano do Valle. Era um auditório pequeno em Tijuana (México), bem arcaico, e lá estava ele narrando.”, relembra Popó, campeão mundial de boxe.

Já Magic Paula aproveita a oportunidade para agradecer todo o esforço do narrador para manter o basquete feminino brasileiro em evidência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Ele sabia exatamente em que momentos o time poderia ter se esforçado mais. Nas décadas de 1980 e 1990, ele e a Bandeirantes possibilitavam que o Brasil inteiro conseguisse nos ver na TV aberta”, disse a ex-jogadora.

“O Luciano foi um cara fundamental para todos os esportes, principalmente na categoria feminina e ele não somente inflamava, como também era nosso conselheiro”, afirma a ex-armadora da seleção brasileira.

Outra figura importante do basquete nacional, Hortência, revela que a relação ia além dos microfones e quadras da modalidade.

PUBLICIDADE

“Nós éramos amigos de verdade, íntimos, do tipo de contar segredos um para o outro. Como se já não bastasse, ser um dos melhores locutores, ele também queria ser treinador. Era corneteiro e se achava o técnico. Mas, posso falar? Pior que ele entendia mesmo.”, confessa a ‘Rainha’.  

PUBLICIDADE

Quem foi Luciano do Valle, narrador homenageado pela Band

Além do Grupo Bandeirantes, do Valle trabalhou nas rádios Brasil de Campinas e Nacional. Essa última, já na capital paulista. Na TV ele teve passagens por Globo (da década de 70 a 1982), Record TV e SBT. Na Band, o jornalista foi o principal responsável pela criação do “Show do Esporte”, maratona esportiva que incluía transmissões de futebol, basquete, vôlei e automobilismo.

Natural de Campinas/SP, Luciano do Valle morreu aos 66 anos vítima de um infarto no dia 19 de abril de 2014. Ele passou mal no avião que o levava de São Paulo para Uberlândia (MG) onde narraria o jogo entre Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro no dia seguinte. O profissional chegou a ser socorrido em um hospital da cidade, mas não resistiu.

Better Collective