Neste sábado (22/06), Venezuela e Equador estrearam na Copa América, que está sendo disputada nos Estados Unidos.
A Venezuela veio para a partida após ter empatado o última amistoso, contra a Guatemala, por 0 a 0. Após isso, a equipe queria mudar seu rumo e vencer o Equador, uma das adversárias mais fortes da América do Sul.
Do outro lado, o Equador entrou em campo motivado. O time vem de uma vitória importante sobre Honduras, onde venceu por 2 a 1. Os equatorianos queriam os três pontos para começar bem a fase de grupos.
Como foi o jogo entre Equador e Venezuela pela Copa América?
A partida começou com o Equador tentando se impor. O time, que possuía uma vantagem técnica importante sobre o adversário, tentava encontrar brechas na defesa do oponente.
Aos 11 minutos, primeira finalização. Yeboah recebeu no campo de ataque do Equador e bateu para o gol, com Romo fazendo a defesa após desvio.
A Venezuela tentou responder aos 12 minutos, porém, sem sucesso. Salomón Rondón fez giro sobre o defensor na entrada da área, encontrou o espaço e bateu, mas pegou mal na bola e mandou muito longe.
Aos 18 minutos, chance clara do Equador. Páez recebeu bem posicionado e finalizou para o gol à queima roupa. Romo fez a defesa e manteve o empate.
Aos 21, Enner Valencia cometeu falta forte e, após revisão do árbitro, o jogador recebeu o cartão vermelho, deixando o Equador com um jogador a menos.
A partir daí, a Venezuela passou a controlar as ações ofensivas, se aproveitando da vantagem numérica. Aos 26 minutos, a equipe teve grande chance. Soteldo fez jogada pelo lado, cruzou na área e Rondón apareceu para desviar de cabeça para Osorio, que mandou para o gol, porém, Domínguez faz grande defesa.
O Equador não conseguia se impor e a Venezuela ia acumulando chances. Aos 33, Machís aproveitou rebote na entrada da área e bateu para o gol, mas a bola passou sobre o travessão.
Apesar do domínio venezuelano, o Equador mostrou sua força aos 40 minutos. Sarmiente pegou de primeira após rebote na cobrança de falta e mandou para o fundo das redes, 1 a 0.
Na segunda etapa, a Venezuela voltou dominando o jogo, controlando a bola e trocando passes. Entretanto, a falta de capacidade de criar jogadas dificultada para a equipe.
Já Equador chegava com perigo frequentemente. Aos 14 minutos, Alan Franco mandou uma bomba e o goleiro Romo voltou a fazer grande defesa.
Quando parecia que Equador poderia aumentar sua vantagem, a Venezuela foi legal. Aos 19 minutos, Bello cobrou lateral rápido, Rondón rolou para Cádiz e ele bateu para o gol rasteiro, mando para o fundo das redes, 1 a 1.
Minutos depois, novo gol dos venezuelanos. González fez o cruzamento para a área, onde Rondón cabeceou com perigo. Após a defesa do goleiro, Bello apareceu bem para pegar o rebote e mandar para o fundo das redes, 2 a 1.
Após a virada, o Equador tentou virar. Aos 36, Caicedo cruzou, Pacho desviou e Torres tocou de cabeça, com a bola indo para fora, mas dando um grande susto no adversário.
As equipes ainda tiveram algumas chances para mudar o placar, mas o jogo terminou assim mesmo, 2 a 1 para a Venezuela, que começa muito bem a Copa América.