O piloto Lorenzo Somaschini, de apenas nove anos, faleceu após uma queda em um treino da SuperBike Brasil, em Interlagos, na última sexta-feira (14). O acidente fatal do argentino é o sexto registrado em um espaço de sete anos no autódromo paulista.
Segundo a SuperBike Brasil, Lorenzo perdeu o controle na curva do Pinheirinho ao sofrer um highside nos treinos livres da honda Junior Cup. A manobra consiste em perda de aderência do pneu traseiro e em muitos os casos os pilotos são catapultados quando as motos param de patinar.
O argentino foi encaminhado em estado grave para o hospital de Pedreira sendo transferido na sequência para o hospital Albert Einstein.
Primeiro contato de Lorenzo com motos
De acordo com publicação do Clarin, da Argentina, Lorenzo iniciou a sua trajetória no esporte aos quatro anos de idade, quando recebeu uma minimoto do seu pai. O talento e a vocação para a velocidade o levou às categorias de base e a formação na escola do renomado piloto Diego Pierluigi.
“Ele estava na segunda volta quando sofreu a queda na curva mais lenta do circuito. Foi uma união de muitas coisas. Sofreu um highside. Foi uma queda muito lenta, mas ele bateu a cabeça em uma posição que hoje o coloca lutando pela vida.”, declarou Diego após o acidente.
SuperBike Brasil lamentou a morte
A SuperBike Brasil utilizou as suas redes sociais para lamentar a morte de Lorenzo Somaschini. A organização do evento declarou estar abalada com o episódio e manifestou solidariedade aos familiares e amigos do jovem piloto.
“O SuperBike Brasil comunica, com muita tristeza e pesar, o falecimento do piloto Lorenzo Somaschini nesta segunda-feira (17/6), às 19h43”, diz trecho do comunicado.
Lorenzo Somaschini disputava a Junior Cup, que reúne crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos em motos de 160 cilindradas.