Depois de uma paralisação de duas semanas por conta da tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Campeonato Brasileiro retoma a competição, com o início da sétima rodada neste sábado (1º). Com o Cartola também de volta, Caio Ribeiro, comentarista da Globo e embaixador do fantasy game, traz dicas de escalação.
O ex-atacante selecionou um jogador de cada posição e técnico com ajuda das estatísticas do Painel de Dados do Gato Mestre, funcionalidade exclusiva para assinantes do Cartola PRO. Dessa vez, o mercado fica aberto até as 15h59 (horário de Brasília), um minuto antes do início dos jogos que abrem o fim de semana.
Veja as sugestões do especialista Caio Ribeiro:
Goleiro – Rochet (Internacional)
Neste sábado (1º), às 18h30, o Internacional retorna aos campos como favorito ao enfrentar o Cuiabá na Arena Pantanal. Embora o confronto seja fora de casa, o Colorado aparece em vantagem uma vez que seu adversário não vive boa fase, ocupando a posição ingrata de lanterna. Essa é a oportunidade de investir em Rochet, que agrega na escalação com um preço em conta (C$ 5.37) e chances de pontuar diante das dificuldades do time mato-grossense em marcar gols. Além disso, o uruguaio tem como atrativo o mínimo para valorizar baixo, de apenas 2.16 pontos, e o fato de ter acumulado nove defesas nos jogos que participou.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 5.37
- Média de pontos: 3.13
- Mínimo para valorizar: 2.16
- Jogos sem sofrer gols: 1
- Defesas: 9
Lateral – Marcelo (Fluminense)
Embalado pela vitória contra o Alianza Lima na Libertadores, o Fluminense pisa no gramado do Maracanã precisando reencontrar o caminho das vitórias na competição e cheio de gás para levar a melhor sobre o Juventude. Marcelo vive ótima fase, não só com distribuição de passes e armações de jogadas, como também fazendo gols magistrais. Apesar do momento de baixa do Tricolor carioca no Brasileirão, amargando a zona de rebaixamento, o craque vem pontuando ainda que não tenha faturado o bônus SG. Com cinco partidas no torneio, acumula uma assistência e 12 desarmes. O duelo entre Fluminense e Juventude está marcado para este sábado (1º), às 18h30.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 10.22
- Média de pontos: 5.90
- Mínimo para valorizar: 4.54
- Desarmes: 12
- Assistência: 1
Zagueiro – Gustavo Gómez (Palmeiras)
O Palmeiras até o momento apresenta uma das defesas mais sólidas da competição com três jogos sem sofrer gols. Pensando nisso, para este fim de semana vale trazer peças defensivas do Alviverde, como Gustavo Gómez. O jogador tem potencial de seguir pontuando, mesmo no confronto desafiador que seu time terá contra o Criciúma no Estádio Heriberto Hülse, casa do adversário. Além de somar pontos com desarmes, o paraguaio é versátil e pode elevar o seu placar no game colaborando ofensivamente. Os times se enfrentam no domingo (2), às 16h.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 8.79
- Média de pontos: 3.50
- Mínimo para valorizar: 3.34
- Jogos sem sofrer gols: 3
- Desarmes: 5
Meia – Gustavo Scarpa (Atlético-MG)
No meio de campo, quem tem tudo para se sobressair é Gustavo Scarpa, do Atlético-MG. O duelo deste domingo (2) com o vice-líder Bahia deve ser acirrado, mas o Galo costuma ser forte nos embates em casa e confiará em Scarpa para auxiliar em passe de gols e, até quem sabe, balançando a rede. O meia vive bom momento no Brasileirão, contando com sete faltas sofridas, três finalizações defendidas, duas assistências e dois gols. Além disso, seu mínimo para valorizar está baixo: 3.81 pontos. Atlético-MG e Bahia se encontram às 16h.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 11.89
- Média: 6.82
- Mínimo para valorizar: 3.81
- Assistências: 2
- Finalizações defendidas: 3
- Gols: 2
Atacante – Paulinho (Atlético-MG)
Considerando a força do Atlético Mineiro no seu estádio, também é uma estratégia interessante trazer peças do ataque do Galo, como Paulinho. Poupado na partida que seu time teve no meio da semana pela Libertadores, contra o Caracas, o atleta volta descansado e empenhado para tentar frear o Bahia, que não perde há três jogos seguidos. Uma das características do atacante é ser participativo, somando até então nove finalizações (cinco defendidas e quatro para fora), uma assistência e dois gols.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 13.66
- Média de pontos: 6.84
- Mínimo para valorizar: 7.2
- Finalizações: 9
- Gols: 2
Técnico – Fernando Diniz (Fluminense)
Com a retomada do Brasileirão, Fernando Diniz está com a missão de recuperar o fôlego do Fluminense no campeonato, colocando o Tricolor carioca no caminho de vitórias que está trilhando na Libertadores e na Copa do Brasil. O favoritismo contra o Juventude faz com que ele seja uma boa alternativa para a sétima rodada do fantasy game. Se sua equipe ganhar, fatura a segunda vitória na competição e um ponto extra no seu placar do Cartola.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 9.78
- Média de pontos: 4.57
- Mínimo para valorizar: 4.09
- Maior pontuação: 7.11
- Vitórias: 1